Novidade!

Três a cada dez famílias não vacinaram os filhos em 2020, diz pesquisa



Por causa da pandemia da Covid-19, quase 30% das famílias brasileiras adiaram a vacinação dos filhos no ano passado. Cerca de 10% só pretendem retomar a imunização quando a pandemia passar completamente. É o que mostrou uma pesquisa realizada pelo Ibope em outubro do ano passado. Foram ouvidos, de forma online, mil pais e mães de classes sociais diferentes em todas as regiões do Brasil. Os dados são mais preocupantes nas regiões Norte e Centro Oeste do país, onde 40% das famílias adiaram a vacinação.



Os resultados obtidos pelo estudo contrariam a recomendação dos especialistas. De acordo com a pediatra e infectologista Julia Spinardi, a baixa cobertura vacinal pode trazer de volta doenças já controladas no país. “Essas crianças vão retornar para as escolas com as vacinas atrasadas e vamos começar a ver doenças que já estavam controladas aparecendo com mais frequência. A gente teve o exemplo do sarampo ano passado. Na metade do ano, tínhamos 7 mil casos notificados de sarampo.” Além da cobertura vacinal, a pesquisa mostrou que 44% das famílias deixaram de fazer acompanhamento de rotina no pediatra. Esse número sobe para 50% quando se trata entre pais de crianças de três a cinco anos de idade.



A pediatra e infectologista Julia Spinardi enumera os fatores que fazem com que as consultas ao pediatra sejam ainda mais importantes neste momento. “Entre eles o aumento da exposição a telas, a mudança da alimentação com aumento da ingestão calórica. Além, é claro, de todo o stress emocional causado pelo período de confinamento.” A pesquisa faz parte da campanha MaisQueUmPalpite, que busca combater as fake news sobre a saúde das crianças e conscientizar as famílias sobre a prevenção de doenças infectocontagiosas.

*Com informações de Jovem Pan.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Condenada por associação ao tráfico é presa pela Policia Militar no Jardim das Palmeiras em Conchal

Polícia Militar Ambiental resgata aves silvestres em cativeiro e aplica multa de R$ 9,9 mil em Conchal, SP

Policia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas no Esperança 1 em Conchal

Policia Militar captura procurado da justiça no Parque Industrial

Vídeo - Comitê para Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) em Conchal se reúne para debater as próximas medidas no combate

26 vagas para Conchal - A Agência regional do IBGE, localizada em Mogi Mirim, divulga o processo seletivo para o Censo 2021, que vai ofertar 369 vagas de emprego na região.

Policia Militar prende mais um por tráfico de drogas em Conchal - Indagado, o meliante confessou que estava na prática de comercialização do entorpecente pelo local

Governo de São Paulo estuda decretar toque de recolher no interior do estado

Contágio pela nova cepa do coronavírus é confirmado em Araras – o anúncio foi feito pelo prefeito Pedrinho Eliseu

Todas as Publicações

Mostrar mais