Pular para o conteúdo principal

Gilmar Mendes, do STF, nega pedido para liberar cultos religiosos durante a pandemia; entenda o caso



O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, nega um pedido para liberar cultos religiosos presenciais no estado de São Paulo e demanda que o plenário do STF examine o tema “com urgência”.

 

O ministro rejeitou uma solicitação do PSD, que argumentava que o decreto do governador João Doria que proibia cultos presenciais era inconstitucional e feria a liberdade religiosa.

 


A decisão é contrária a outra liminar concedida pelo ministro Kassio Nunes no último sábado (03), que liberou a realização de eventos religioso presenciais em todo o país após um pedido da Associação Nacional de Juristas Evangélicos. Com a decisão, comemorações religiosas pela Páscoa puderam acontecer, mesmo com a proibição de aglomeração determinada pelos estados e municípios.

 

Após duas decisões conflituosas e com um pedido da frente formada por prefeitos, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, definiu que o plenário julga nessa quarta-feira uma posição definitiva a respeito da liberação ou não da realização de cultos e outras práticas religiosas presencialmente durante a pandemia da Covid-19.

 


O tema será o primeiro item da pauta do plenário e envolverá processo relatado pelo ministro Gilmar Mendes.

 

A decisão deve ter repercussão geral, ou seja, deve valer para todo o país, mesmo com liminares conflituosas liberadas por dois ministros do Supremo.








 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 26 anos morre em colisão frontal na rodovia Araras–Conchal na manhã desta sexta-feira

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais

Umaflex envia carreta com colchões a desabrigados de Rio Bonito do Iguaçu

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Robinho é transferido de Tremembé para unidade prisional em Limeira após pedido da defesa