Pular para o conteúdo principal

Santa Casa de Pirassununga suspende atendimentos de UTI por falta de medicamentos

 Foto: Ely Venâncio/EPTV


Por falta de medicamentos sedativos, a Santa Casa de Pirassununga (SP) anunciou, na segunda-feira (12), a suspensão de novos atendimentos em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral e Covid, pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). O hospital pediu a transferência de 7 pacientes.

 

Em nota enviada à EPTV, afiliada da TV Globo, a Secretaria de Estado da Saúde informou que disponibilizou aos hospitais estaduais e municipais a possibilidade de adesão para compra internacional de medicamentos para intubação e que está cobrando o governo federal por auxílio.

 

Já o Ministério da Saúde informou que já distribuiu aos estados e municípios mais de 8 milhões de medicamentos para intubação de pacientes ao longo da pandemia. "Nesta semana, um grupo de empresas vai doar mais de 3,4 milhões de medicamentos, que serão distribuídos imediatamente aos entes federativos. Além disso, está em andamento dois pregões e uma compra direta via OPAS", disse em nota

 


Sem estoque seguro

 

Em nota encaminhada à mesa administrativa, conselho superior, provedor, prefeito, secretário de Saúde, diretor clínico e Cremesp, a administração do hospital informou que fez o bloqueio de leitos até que tenha estoque seguro de medicamentos para atender os pacientes.

 

A administração da unidade pediu a transferência de todos os 7 pacientes que estão na UTI geral. O local tem 10 leitos nessa ala.

 

A suspensão também vale para leitos de UTI para Covid, que atualmente tem 12 leitos e 4 estão ocupados. As alas têm verbas e estoque de medicamentos diferentes.

 


Segundo o diretor clínico da Santa Casa, Jefferson Ferreira, com a pandemia, o consumo de sedativos e medicamentos de intubação aumentou.

 

Uma reunião entre Secretaria de Saúde e a área administrativa da Santa Casa acontece nesta tarde para discutir a normalização do estoque.

 

A prefeitura afirmou nesta terça-feira (13) que a Santa Casa conseguiu comprar alguns medicamentos e que devem chegar entre quinta-feira (15) e sexta-feira (16).

 

Além do estoque baixo de sedativos, a Santa Casa tem apenas cinco dispositivos para terapia intravenosa central (intracath), usados para sedar o paciente. A prefeitura diz que até o final da semana o hospital deve receber 50 novos dispositivos.

 


Cirurgias eletivas suspensas

 

As cirurgias eletivas, que já estavam reduzidas, também foram suspensas nesta semana até a normalização do estoque. As cirurgias de urgência estão mantidas.

 

O que diz o estado

 

A Secretaria de Estado da Saúde informou que disponibilizou aos hospitais estaduais e municipais a possibilidade de adesão para compra internacional de medicamentos para intubação.

 

Informou ainda que tem cobrado continuamente o governo federal, por meio de ofícios e reuniões, com o objetivo de auxiliar os serviços de SP.

 


"No entanto, a última entrega foi liberada no final de março, totalizando 215.313 ampolas de neurobloqueadores e anestésicos, o que corresponde a apenas 6% do que é preciso para atender a demanda mensal da rede pública de saúde do Estado, de 3,5 milhões de ampolas. A quantidade fornecida segue aquém do que o próprio Ministério da Saúde havia sinalizado, de 258.874 ampolas. Também representa somente 7% da demanda mensal do SUS de SP, o que denota a criticidade do abastecimento atual", informou no comunicado.

 

Disse ainda que sugeriu ao Ministério da Saúde a realização de acordos com farmacêuticas, aquisição estratégica internacional, monitoramento diário da demanda e pleiteou a ampliação da disponibilidade de compra por ata federal, até então restrita a 60 dias de consumo, uma vez que ainda na primeira quinzena de março o saldo proporcional do Estado se esgotou.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...