Pular para o conteúdo principal

STF confirma decisão de Barroso que determinou instalação da CPI da Covid-19



Na tarde desta quarta-feira, 14, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a instalação da CPI da Covid-19, que irá apurar as ações e supostas omissões do governo do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia do novo coronavírus. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fez a leitura do requerimento, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), na sessão de ontem – com isso, a comissão já pode ser instalada para o início dos trabalhos.

 


Em um julgamento breve, de cerca de uma hora, a Corte referendou a decisão de Barroso por 10 votos a 1. Em seu voto, Barroso destacou que caberá ao Senado definir o modus operandi da CPI. “Caberá ao Senado, portanto, decidir se a CPI funcionará por videoconferência, por modo presencial ou semipresencial”, afirmou. Ficou vencido o ministro Marco Aurélio Mello. O decano defendeu que decisões monocráticas tomadas pelo relator em mandado de segurança não precisam ser analisadas pelo plenário.

 


Neste momento, os ministros julgam os recursos contra a decisão do ministro Edson Fachin que anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. O relator da força-tarefa na Corte entendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba, comandada à época pelo então juiz federal Sergio Moro, não tinha competência para julgar e processar o petista, porque as ações penais em questão não tinham ligações diretas com desvios da Petrobras.

Por: JP



 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Caminhão de Balas do Papai Noel reforça campanha para manter tradição de mais de 40 anos em Conchal

Tributo ao Roupa Nova acontece dia 20, na Praça da Fonte, em Conchal, com a banda Sapato Velho

CNH sem autoescola obrigatória: a maior reforma do sistema de habilitação no Brasil em décadas