Pular para o conteúdo principal

“Apesar do medo, cobras devem ser preservadas”, diz vendedor ao encontrar jiboia em Araras, SP


Reportagem: Beto Ribeiro Repórter 

Na tarde desta sexta-feira (28), um de nossos leitores, que pediu para não ser identificado, estava com a família fazendo entregas pela zona rural de Araras (SP), quando pararam em uma plantação de abóbora, e se depararam com uma jiboia. Assista ao vídeo abaixo:

 


“Eu vi o rabinho primeiro e o corpinho meio enrolado. Ela não tem veneno, mas tem bactérias na boca porque ela come bichos. Apesar do medo, cobras devem ser preservadas. Minha atitude foi de tocar ela para o meio da plantação, para ela não ser morta na estrada”, disse.

 Vale lembrar que matar cobras é crime ambiental e a recomendação é chamar os bombeiros. Nesse caso específico, como ela não estava em nenhuma área urbana, nosso leitor fez o certo, espantou a serpente, e pediu para nossa reportagem não divulgar o local. 



“Beto Ribeiro, só quero te pedir uma coisa, posta o vídeo em forma de conscientização, não divulga o local, pois tenho visto muitas pessoas matando cobras. Animal cercado de medos e superstições é importante predador de ratos”, ressaltou.

 


O biólogo Miguel Carlos Mattar reforça a necessidade de preservação das cobras como predadores dos ratos, que transmitem doenças. O perigo para o ser humano realmente existe, já que, em média, a cada mil pessoas picadas, uma morre da vítima. Mas além da necessidade de preservação, matar uma cobra é crime ambiental, já que elas são animais silvestres. Quem encontrar uma cobra deve chamar o Corpo de Bombeiros 193.

Quem quiser conhecer mais sobre as cobras pode entrar no site do projeto Serpentes do Brasil.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque

Mãe é presa no Pará ao tentar vender filha de dois meses para casal do Rio de Janeiro