Pular para o conteúdo principal

Covid: Maranhão confirma 1º caso da variante indiana no país ¬- Cepa foi identificada em seis tripulantes de navio vindo da África do Sul; país já registra cepas do Reino Unido e da África do Sul



A Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20), o primeiro caso de covid-19 no país provocado pela variante indiana. Ela foi identificada em um paciente indiano, de 54 anos, que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís na semana passada.

 


Esse caso é de um dos tripulantes do navio MV Shandong da ZHI,, cujas amostras de sangue foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, no Pará, para a realização de sequenciamento genômico.

 


O navio está em quarentena. Entre os tripulantes, há 15 casos confirmados de covid-19. Seis amostras de sangue foram encaminhadas para o instituto e todas foram confirmadas como cepas indianas. Cerca de 100 pessoas tiveram contato com os tripulantes indianos.

 


Até o momento, apenas as variantes do Reino Unido e da África do Sul haviam sido confirmadas no Brasil, além da cepa do Amazonas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a variante indiana como de preocupação, sendo um dos fatores que levaram à explosão de casos e mortes na Índia, que ultrapassou 4 mil mortes diárias pela covid-19. Segundo a OMS, a variante está presente em mais de 44 países.

Fonte: R7





 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 26 anos morre em colisão frontal na rodovia Araras–Conchal na manhã desta sexta-feira

Policiais militares ajudam jovem de 25 anos a dar à luz em Conchal

Prefeitura de Conchal abre concurso público com 65 vagas + Cadastro de Reserva para nível de alfabetizado a superior

Conchal vive noite de encanto no Acender das Luzes de Natal

GCM de Conchal cumpre três mandados de prisão em menos de uma semana — Um indivíduo procurado por homicídio, um por furto e outro por furto qualificado