Pular para o conteúdo principal

Nova variante do coronavírus P.4 é identificada em Mococa e tem alta circulação em Porto Ferreira, diz pesquisador da Unesp


O pesquisador da Unesp de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior, anunciou nesta terça-feira (25) a identificação de uma nova variante do novo coronavírus, a P.4. As informações foram publicadas pelo G1

Segundo o especialista, a origem ainda é desconhecida, mas ela foi identificada primeiro em Mococa, no interior de São Paulo, e tem alta circulação em Porto Ferreira.



Ainda não é possível saber se a variante é mais contagiosa ou perigosa do que o vírus 'comum'.

 Nova variante

No início deste mês, a mutação L452R na proteína S, que também está presente na variante indiana do novo coronavírus, foi identificada em amostras de Descalvado e Porto Ferreira. Contudo, ainda não era possível afirmar se tratava-se de uma nova variante ou uma já existente.



Segundo o pesquisador, as análises da universidade foram submetidas ao Global Initiative on Sharing All Influenza Data (GISAID), iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus. O grupo então fez a designação do nome P.4.

 Variante em ascensão

Ainda de acordo com Araújo Júnior, o reconhecimento da nova variante é importante, pois mostra que ela está em ascensão. Ainda não há informações sobre o comportamento da variante.



 "Ela está num ambiente onde a P.1 predomina, onde a variante britânica predomina também, mas ela está subindo com uma frequência que nos preocupa muito. Então, isso foi reconhecido pelo GISAID e agora, com esse nome, a gente vai ter condição de acompanhar melhor qual vai ser a disseminação dele e a gente quase que implora para os órgãos competentes de saúde para olhar com mais cuidado para essa região, pra gente minimizar a transmissão dessa variante P.4. pra outras regiões, como aconteceu com a variante P.1", destacou o pesquisador.



 Com a presença do pesquisador, a Prefeitura de Porto Ferreira vai fazer uma live no Facebook nesta terça, às 17h, para esclarecer informações sobre a nova variante.

 Maio é o mês mais letal em Porto Ferreira

Porto Ferreira tem 4.827 casos de Covid, sendo 127 mortes desde o início da pandemia. Do total de óbitos, 25 ocorreram somente em maio, que já é o mês mais letal da doença na cidade. (veja abaixo o gráfico).



 

 


 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Polícia Civil apreende drogas, armas e munições em residência no Jardim do Lago, em Conchal

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Adolescente é apreendido com cocaína, maconha e dinheiro no Sol Nascente em Conchal