Pular para o conteúdo principal

Farmácias de alto custo do estado de SP registram falta de insulina há dois meses - Em janeiro desse ano, a mesma farmácia de alto custo também registrou falta da insulina de ação rápida - aplicada a cada 3 ou 5 horas.


Há quase dois meses farmácias de alto custo do estado de São Paulo registram falta de insulina de ação rápida. A reportagem é da Giovanna De Boer, da Rádio Bandeirantes.

Renato Gadelha, de 39 anos, precisa da insulina do tipo Asparte, de ação rápida, para controlar a diabetes tipo 1. Por ser um medicamento de uso contínuo e caro, Renato só consegue retirar o medicamento pelo SUS na Farmácia de Alto Custo da Maria Zélia, no Belenzinho.


Ele ligou na farmácia, conversando com o atendente descobriu que a previsão de chegada da insulina do tipo rápido está prevista apenas para agosto. “Não ela ainda não voltou ao normal, a gente tem a previsão da secretaria do estado nos mandou por nota é que seria para a primeira quinzena de agosto”.

Em janeiro desse ano, a mesma farmácia de alto custo também registrou falta da insulina de ação rápida - aplicada a cada 3 ou 5 horas. Uma caixa que dura um mês custa em média R$ 170.


Renato Gadelha está desempregado e não sabe como vai conseguir comprar o medicamento pelos próximos 2 meses. “Novamente na Maria Zélia, a unidade dispensadora de remédios de alto custo, está faltando a insulina de ação rápida. Em janeiro deste ano estava em falta e demorou alguns meses e infelizmente em abril também em falta”, disse. 


Em nota, a secretaria estadual da Saúde justificou que o Estado apenas repassa os remédios e que a responsabilidade de adquirir é do Ministério da Saúde.

Já a pasta informa que enviou mais de 60 mil unidades do medicamento em fevereiro com duração para 3 meses.

O Estado de São Paulo afirma que a insulina envida tinha vencimento para maio e que agora reforça que tem cobrado o Ministério da Saúde quanto ao reabastecimento.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autor de tentativa de autoextermínio em Conchal é preso pela Polícia Civil no hospital por tentativa de feminicídio registrada horas antes

GCM de Conchal salva homem em grave situação de risco no Cemitério Municipal

Trio que torturou e matou Silvinho Ferreira em Conchal é condenado a 30 anos de prisão

Homem de 71 anos é encontrado morto em estrada rural de Araras/Conchal

Após decisão do TJ-SP, pagamentos voltam, porém segue proibida a venda de lotes no Jardim Santana até regularização da infraestrutura