Pular para o conteúdo principal

Pesquisa mostra queda de 59,5% na venda de álcool em gel no Brasil


Já é possível ver uma queda significativa na compra de álcool em gel. Uma pesquisa realizada pela Farmacias App, aplicativo de venda on-line de saúde e beleza, mostra que a procura pelo produto não é mais a mesma.

Em março de 2021, o índice de vendas de álcool em gel representou queda de -49,4% comparado com o ano anterior. Porém, em abril, o nível de aquisição do item caiu ainda mais, chegando a atingir -59,5%, em todo o país.


Os números revelam uma mudança de comportamento dos consumidores brasileiros, em relação ao início da pandemia em 2020.

Mesmo com a alta taxa de transmissão do vírus, a compra de álcool em gel está caindo, o que assusta os especialistas. A infectologista Rosana Richtmann acredita que o hábito de higienização das mãos está ficando de lado, situação que preocupa.

 

“Nós temos ainda muita coisa pela frente, diria que o hábito de higienizar as mãos, isso é uma coisa muito antiga, muitos anos está provado que para várias doenças funcionam. Se me perguntasse há um ano atrás eu diria que ‘esse hábito vai ficar para sempre, é um dos legados da pandemia é aprender a importância do álcool’. Mas um no depois o vírus ainda não foi embora e a gente deixou de fazer esse tipo de prevenção”, afirmou a médica. Rosana pontua ainda que o cenário da pandemia não é animador para que o álcool em gel seja dispensado pelos brasileiros. “A gente tem focado bastante na máscara, que é outro item fundamental de prevenção, só que a gente parou de falar com a mesma intenção em relação da importância do álcool gel”, ressalta especialista para reportagem da Jovem Pan.


O consultor de TI Rafael Hofmann assume que o hábito de carregar o álcool gel não está tão frequente na rotina. “Não carrego, comigo não. Só saio de casa para o trabalho”, disse. Por outro lado, o hábito ainda é mantido por pessoas como a aposentada Ildete Barros, que não abre mão de se proteger.


“Sempre carregando. Saio de casa com duas máscaras, tomei as duas doses e mesmo assim ando prevenida”, disse. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para minimizar o contágio do vírus é recomendado o uso de álcool em gel. “Quanto mais a gente falar isso, mostrar a importância de que realmente o microrganismo pode sobreviver nas nossas mãos e a gente contaminar os outros e se autocontaminar a gente acaba relembrando as pessoas desse hábito que é o uso do álcool em gel”, lembrou a infectologista. Rosana Richtmann reforça que para manter o hábito da limpeza das mãos são necessárias mais ações de prevenção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...