Pular para o conteúdo principal

Conchalense de 63 anos de idade caí em golpe de cobrança por agendamento do Poupatempo – Órgão alerta que não cobra qualquer taxa para realizar agendamentos de serviços pelo site oficial


Uma senhora de 63 anos de idade, moradora do Bairro Jardim Santo Antônio, em Conchal, caiu em um golpe bastante conhecido de pagamento de boleto para conseguir agendamento no Poupatempo.

O golpe aconteceu no último dia 12, porém a vítima só foi registrar o boletim de ocorrência no dia 19 passado.

Segundo informações, a vítima teria acessado um determinado site, acreditando ser o site oficial do Poupatempo, para realizar o agendamento de serviço para retirada de documentos, porém a vítima não percebeu que havia acessado um site falso.


Após o falso agendamento ser permitido pelo site, foi gerado um boleto no valor de R$ 24,80, que a vítima acabou pagando.

A senhora de 63 anos de idade, só deu conta de que havia caído em um golpe, quando no dia marcado foi à agência do Poupatempo, localizada no município de Araras.

Na agência a vítima foi informada de que o órgão não cobra qualquer taxa para realizar agendamentos de serviços pelo site oficial.

 Poupatempo alerta para golpe em cobrança por agendamentos


O Poupatempo, órgão oficial do governo do Estado, alerta que não cobra qualquer taxa para realizar agendamentos de serviços pelo site oficial (www.poupatempo.sp.gov.br).

O agendamento de serviço é feito de forma gratuita no site oficial do Poupatempo. Ocorre que várias pessoas estão fazendo esse agendamento em sites que aparecem em pesquisa no Google e que oferecem o serviço cobrando uma taxa.


Questionada a respeito, a Prodesp, empresa de Tecnologia do Estado e responsável pelo Poupatempo, informa que toma todas as providências jurídicas contra sites que cobram taxas por serviços gratuitos do Poupatempo, se aproveitando da boa-fé dos cidadãos.

O órgão esclarece que o site oficial do Poupatempo é o www.poupatempo.sp.gov.br. “Por meio dele é possível fazer agendamentos e obter informações sobre os serviços oferecidos pelo programa. Além do site, o cidadão conta ainda com o aplicativo SP Serviços, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS”, destaca.


O Poupatempo foi criado pelo Governo do Estado para assegurar o atendimento dos cidadãos e eliminar intermediários que cobravam por serviços de despachantes para facilitar a emissão de documentos.

Para garantir mais conforto à população, os serviços do Poupatempo são agendados, permitindo escolher dia e horário para ser atendido, gratuitamente.

O órgão ainda orienta que a própria pessoa faça o agendamento de serviços diretamente pelos canais de atendimento oficiais do Poupatempo.


No portal oficial do Poupatempo também é possível obter informações atualizadas e corretas sobre os requisitos necessários para tirar documento, bem como os valores das taxas de cada serviço.

É importante que as pessoas desconfiem de sites ou outros meios que não sejam os oficiais para evitar transtornos e pagamentos indevidos.

Ao realizar pesquisa no Google por poupatempo, preste atenção no link correto de acesso ao site oficial que deve de ser:  www.poupatempo.sp.gov.br

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto em creche de Conchal resulta em investigação, prisões e recuperação de bens

Cerca de 20 mil presos deixam penitenciárias de São Paulo na saída temporária nesta terça-feira

Caminhão roubado é encontrado em Conchal com cabine danificada e carga subtraída -- Essa é a segunda ocorrência neste mês em Conchal envolvendo cargas de combustível desviadas em outras cidades

Adolescente de 16 anos é apreendido por tráfico de drogas no bairro Parque Industrial em Conchal

Prefeito Junior Caleffi se reúne com vereadores e pede apoio financeiro do Legislativo para a construção do abrigo municipal -- Espaço oferecerá local próprio e adequado para o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade em Conchal