Pular para o conteúdo principal

Poupatempo impede inclusão de nome social em documentos de adolescente em Araras, SP

 

Por: Jair Viana/Diário de S.Paulo

A professora Ana Paula Mazetto, moradora em Araras (SP), foi barrada no Poupatempo da cidade quando tentativa incluir o nome social de seu filho, que é transexual, de 15 anos, em seus documentos. O órgão se negou a proceder a alteração sob alegação de medida pelo Ministério Público de São Paulo.

A informação prestada pelo Poupatempo vai na contramão da nota técnica, número 8, de março de 2016, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que assegura os direitos da comunidade LGBTQIA+, em especial transexuais.


Trecho da nota do CNMP: “4. O DIREITO À MUDANÇA DE NOME POR PESSOAS TRANS NA JURISPRUDÊNCIA – Além dos preceitos constitucionais e legais acima mencionados, a própria Lei nº 6.015/73, em seu art. 58, reconhece que existe um nome social diverso do nome civil, prevendo a possibilidade de mudança de nome em casos de “apelidos públicos e notórios”, o que fundamenta a substituição dos prenomes da população LGBTI por seus prenomes utilizados socialmente, visando adequá-los ao gênero correspondente à sua realidade íntima e exteriorizada na sociedade. Nessa linha, foram proferidos julgamentos a respeito do assunto, favoráveis à mudança de prenome e sexo pelos trans (transexuais e/ou travestis) que não haviam sido submetidos ao procedimento cirúrgico. Confira-se: Registro civil. Transexualidade. Prenome. Alteração. Possibilidade”.

 

Outra garantia ao uso de nome social está no Artigo 3º do decreto 8.727/2016, que diz:” Art. 3º Os registros dos sistemas de informação, de cadastros, de programas, de serviços, de fichas, de formulários, de prontuários e congêneres dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão conter o campo “nome social” em destaque, acompanhado do nome civil, que será utilizado apenas para fins administrativos internos”.

Ana Paula explicou que no Poupatempo foi obrigada a aguardar por cerca de 40 minutos enquanto os funcionários se movimentavam sem dar uma explicação. Ela percebeu que o atendimento foi “fora do normal”. Depois da espera, foi informada que não poderia fazer a inclusão do nome social de seu filho como desejado.

Ainda segundo a professora, o funcionário alegou que há impedimento para adotar nome social de adolescentes “mesmo acompanhado do responsável”. Ela disse que até o mês de maio o serviço era realizado.


O Poupatempo teria se negado a dar a mesma informação por escrito. “Isto é retrocesso. Isto afeta o direito dele, de pessoa humana. Se afeta o direito dele, afeta a mim, como mãe”, disse. Ela quer que o direito de seu filho seja atendido. ”Não só o direito dele, mas como de qualquer menor trans”, cobra a professora Ana Paula.

O Ministério Público de São Paulo informou por nota, que “desconhece qualquer medida relacionada à suspensão ou proibição de requisição de nome social”. O Poupatempo, também procurado, mas disse que a orientação é para não prestar o serviço para menores de 18 anos.


Fonte: https://spdiario.com.br/em-araras-poupatempo-impede-inclusao-de-nome-social-em-documentos-de-adolescente/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...