Pular para o conteúdo principal

Projeto de Lei prevê enviar celulares confiscados em prisões a escolas públicas


Subproduto do sistema penal e carcerário, os telefones celulares apreendidos dentro dos presídios brasileiros poderão ser doados a alunos da rede pública de ensino. A proposta, feita pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), transformou-se no Projeto de Lei 1906/21, que tramita em caráter conclusivo (sem deliberação do Plenário) na Câmara dos Deputados.


Segundo Bismarck, o principal objetivo do projeto é garantir o acesso de alunos das escolas públicas a aulas remotas no atual cenário da pandemia da covid-19. A ideia é transformar uma prática, hoje executada em alguns estados, em norma legal, acrescentando-a à Lei n 7.210/84, conhecida como Lei de Execução Penal.


Os milhares de celulares recolhidos atualmente nos diversos presídios do país, por uso irregular, são muitas vezes destruídos ou ficam sucateados nas delegacias, conforme o autor do projeto. Com a nova medida, será possível dar a esses objetos do crime uma função nobre.

Como funcionará a nova regra?

O PL 1906/21 prevê que um juiz encaminhe os aparelhos telefônicos apreendidos à rede pública de ensino, para doação a estudantes em situação de vulnerabilidade social. A medida será adotada depois da elaboração de um laudo pericial, que deverá ser juntado aos autos, atestando que os dispositivos não interessam à ação penal e nem se vinculam a investigações específicas.


As instituições de ensino que optarem pelo recebimento dos celulares deverão firmar um termo de compromisso pelo qual se obrigam a realizar uma restauração completa dos aparelhos. Se houver interesse da escola também no recebimento de celulares com defeitos, será também de sua responsabilidade o conserto dos mesmos, para que fiquem em condições de uso.

O caráter conclusivo do PL 1906/21 indica que ele será votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo: a de Educação; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O objetivo é agilizar a tramitação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Caminhão de Balas do Papai Noel reforça campanha para manter tradição de mais de 40 anos em Conchal

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Hormônio do tecido adiposo protege células e reverte danos da obesidade, diz estudo - Descoberta feita por pesquisadores do Instituto de Química da USP faz molécula despontar como potencial alvo terapêutico

Tributo ao Roupa Nova acontece dia 20, na Praça da Fonte, em Conchal, com a banda Sapato Velho