Pular para o conteúdo principal

Projeto de Lei prevê enviar celulares confiscados em prisões a escolas públicas


Subproduto do sistema penal e carcerário, os telefones celulares apreendidos dentro dos presídios brasileiros poderão ser doados a alunos da rede pública de ensino. A proposta, feita pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), transformou-se no Projeto de Lei 1906/21, que tramita em caráter conclusivo (sem deliberação do Plenário) na Câmara dos Deputados.


Segundo Bismarck, o principal objetivo do projeto é garantir o acesso de alunos das escolas públicas a aulas remotas no atual cenário da pandemia da covid-19. A ideia é transformar uma prática, hoje executada em alguns estados, em norma legal, acrescentando-a à Lei n 7.210/84, conhecida como Lei de Execução Penal.


Os milhares de celulares recolhidos atualmente nos diversos presídios do país, por uso irregular, são muitas vezes destruídos ou ficam sucateados nas delegacias, conforme o autor do projeto. Com a nova medida, será possível dar a esses objetos do crime uma função nobre.

Como funcionará a nova regra?

O PL 1906/21 prevê que um juiz encaminhe os aparelhos telefônicos apreendidos à rede pública de ensino, para doação a estudantes em situação de vulnerabilidade social. A medida será adotada depois da elaboração de um laudo pericial, que deverá ser juntado aos autos, atestando que os dispositivos não interessam à ação penal e nem se vinculam a investigações específicas.


As instituições de ensino que optarem pelo recebimento dos celulares deverão firmar um termo de compromisso pelo qual se obrigam a realizar uma restauração completa dos aparelhos. Se houver interesse da escola também no recebimento de celulares com defeitos, será também de sua responsabilidade o conserto dos mesmos, para que fiquem em condições de uso.

O caráter conclusivo do PL 1906/21 indica que ele será votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo: a de Educação; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O objetivo é agilizar a tramitação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...