Pular para o conteúdo principal

Grave! - Mortalidade de peixes continua sendo registrada no rio Mogi Guaçu em Araras, SP. Assista vídeo


Uma nova mortandade de peixes foi registrada na tarde de manhã desta terça-feira (28), no rio Mogi Guaçu, em Araras (SP). No vídeo feito no bairro Cascata (região do Condomínio Araguaia), é possível ver manchas de óleo na água e ver várias espécies de peixes mortos pelo rio. ASSISTA ABAIXO:

Tratamento

De acordo com Alexandre Castagna, presidente do Saema, enquanto uma nova Estação de Tratamento de Esgoto está sendo construída, a atual ETE recebeu investimentos ao longo de 2021, e hoje trata cerca de 65% do seu esgoto.

Ele relatou que a cidade não tratava esgoto há pelo menos 10 anos, mas que é preciso encarar o problema de frente e para o futuro e que órgãos como Ministério Público e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) têm total conhecimento dos problemas, e tem cobrado de forma veemente.

Bactérias autóctones

Desde o mês de junho o Saema adotou o tratamento com bactérias autóctones, onde as mesmas são retiradas do esgoto e separadas em laboratório. As mais ativas (fortes) são colocadas em processo de proliferação (bioaumentação), retornando para o ambiente de onde veio com uma voracidade enorme, afim de digerir o esgoto.

Nesses quase dois meses de tratamento os resultados estão aparecendo, sendo que nos últimos dias a coloração do esgoto que é despejado no Ribeirão Arary vem apresentando uma cor esverdeada, o que significa que à existência de algas nas lagoas, que existe vida.

Para conhecer melhor a eficácia do novo tratamento com bactérias autóctones na ETE de Araras o presidente Castagna fez algumas visitas em estações de cidades que já utilizam esse método de tratamento. “Como pra mim também era uma surpresa resolvi conhecer alguns locais que já operam esse tratamento. Fomos no mês de maio a estação de tratamento da cidade de Novo Horizonte, que é operada pela Sabesp, e ficamos surpresos com a eficácia do resultado de apenas 6 meses. E recentemente estivemos em São José do Rio Preto, no curtume Sol Couros, onde o tratamento é feito há 5 anos e o resultado foi assustador de bom. E no curtume tem um agravante, pois o esgoto tratado é composto de produtos químicos e esgoto”, disse.

Castagna ainda esteve na cidade de Americana (SP) conhecendo a Estação de Tratamento da Carioba, uma das quatro que operam naquela cidade, e que vinha utilizando o sistema com bactérias autóctones e num período de 10 dias tinham obtido resultado satisfatório na coloração do seu esgoto final.

O Saema também aumentou neste ano o volume de esgoto tratado, sendo que em janeiro realizava o tratamento de 110 litros por segundos de esgoto, com eficiência de 60%, mas chegando ao total de 31,42% apenas do esgoto tratado. Passou para 230 litros/segundos, com eficiência de 45%, e chegando a 65,71% do total de esgoto tratado.

Cheiro ruim

Quando à estação tratava 110 litros de esgoto por segundos as lagoas permaneciam estáveis, mas com a introdução de mais esgoto por conta da interligação da rede de esgoto da zona leste que encontrava-se rompida e foi consertada houve um aumento significativo no volume e descompensou o sistema biológico existente naquele momento no novo tratamento e provocou o mau cheiro.

O Saema ainda pretende o mais breve possível colocar 100% do esgoto da cidade no tratamento, mas para isso carece de tempo, já que o tratamento com bactérias autóctones tem que ser de forma homeopática, com isso a autarquia nunca deixa de se furtar da responsabilidade de que infelizmente ainda despeja esgoto no ribeirão.

 “Não posso falar que o povo da zona leste está mentindo, sei muito bem o que sofreram e sofrem com tudo isso”, pontuou o presidente Castagna.

*Via Beto Ribeiro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for