Pular para o conteúdo principal

Procon/SP pede posicionamento de instituições financeiras sobre novo golpe do boleto


Na primeira sexta-feira de setembro (03/09), o Procon de São Paulo notificou instituições financeiras, bancos, fintechs e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a respeito do novo golpe do boleto. Os criminosos têm usado dados de megavazamentos de informações sensíveis para enganar usuários.

O golpe acontece da seguinte maneira: em poder das informações sensíveis (nome completo, CPF e número de telefone) da vítima, os golpistas enviam uma mensagem para o cliente com uma proposta. Nela, consta a hipótese enganosa de renegociação de uma dívida ou desconto em pagamento à vista da fatura do cartão.

Essa mensagem falsa pode chegar ao usuário por meio de um SMS, com link que supostamente deveria direcionar o cliente para a segunda vida do boleto que foi “negociado”. Depois de ser redirecionado para esse outro local, que reproduz com exatidão o layout dos bancos para enganar as vítimas, as pessoas acabam pagando um boleto falso.


Devido ao crescimento desse novo golpe do boleto, o Procon-SP solicitou posicionamento e respostas das instituições financeiras sobre quais mecanismo de segurança estão disponíveis para o consumidor. Tudo isso para que exista a possibilidade de consultar e verificar de antemão a autenticidade dos boletos que recebe, evitando o golpe.

Como se precaver contra o novo golpe do boleto?

Até que as instituições financeiras possam tomar medidas para coibir a ação dos golpistas, os consumidores devem estar atentos e se precaver para não cair no novo golpe do boleto. Então, o que fazer?

A Febraban recomenda que os clientes chequem os dados do beneficiário (quem receberá o dinheiro), tendo em vista que todos os boletos precisam apresentar o CPF ou CNPJ do emissor, junto com a data de vencimento e valor. Em caso de suspeita, a instituição aconselha os consumidores a não concluírem a operação e, imediatamente, entrarem em contato com a empresa beneficiária.



Outra recomendação da Febraban é de que os usuários sempre tenham um antivírus ativado para precaver-se do bolware*, bem como obtenham boletos em formato PDF. Assim, será possível verificar os três primeiros números do código de barras, no sentido de verificar se eles correspondem ao código do banco que aparece no boleto.

Em último recurso, os consumidores podem fazer uso do Débito Direto Autorizado (DDA), que ajuda na precaução desse tipo de golpe, uma vez que o cliente recebe a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em seu nome de forma direta. Para fazê-lo, o cliente deve pedir ao seu banco que essa opção seja habilitada.

*O bolware é um tipo de vírus que infecta computadores, falsificando dados de boletos bancários e alterando partes do documento.  Continue leitura acessando reportagem completa de Larissa Farias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...