Pular para o conteúdo principal

Procon/SP pede posicionamento de instituições financeiras sobre novo golpe do boleto


Na primeira sexta-feira de setembro (03/09), o Procon de São Paulo notificou instituições financeiras, bancos, fintechs e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a respeito do novo golpe do boleto. Os criminosos têm usado dados de megavazamentos de informações sensíveis para enganar usuários.

O golpe acontece da seguinte maneira: em poder das informações sensíveis (nome completo, CPF e número de telefone) da vítima, os golpistas enviam uma mensagem para o cliente com uma proposta. Nela, consta a hipótese enganosa de renegociação de uma dívida ou desconto em pagamento à vista da fatura do cartão.

Essa mensagem falsa pode chegar ao usuário por meio de um SMS, com link que supostamente deveria direcionar o cliente para a segunda vida do boleto que foi “negociado”. Depois de ser redirecionado para esse outro local, que reproduz com exatidão o layout dos bancos para enganar as vítimas, as pessoas acabam pagando um boleto falso.


Devido ao crescimento desse novo golpe do boleto, o Procon-SP solicitou posicionamento e respostas das instituições financeiras sobre quais mecanismo de segurança estão disponíveis para o consumidor. Tudo isso para que exista a possibilidade de consultar e verificar de antemão a autenticidade dos boletos que recebe, evitando o golpe.

Como se precaver contra o novo golpe do boleto?

Até que as instituições financeiras possam tomar medidas para coibir a ação dos golpistas, os consumidores devem estar atentos e se precaver para não cair no novo golpe do boleto. Então, o que fazer?

A Febraban recomenda que os clientes chequem os dados do beneficiário (quem receberá o dinheiro), tendo em vista que todos os boletos precisam apresentar o CPF ou CNPJ do emissor, junto com a data de vencimento e valor. Em caso de suspeita, a instituição aconselha os consumidores a não concluírem a operação e, imediatamente, entrarem em contato com a empresa beneficiária.



Outra recomendação da Febraban é de que os usuários sempre tenham um antivírus ativado para precaver-se do bolware*, bem como obtenham boletos em formato PDF. Assim, será possível verificar os três primeiros números do código de barras, no sentido de verificar se eles correspondem ao código do banco que aparece no boleto.

Em último recurso, os consumidores podem fazer uso do Débito Direto Autorizado (DDA), que ajuda na precaução desse tipo de golpe, uma vez que o cliente recebe a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em seu nome de forma direta. Para fazê-lo, o cliente deve pedir ao seu banco que essa opção seja habilitada.

*O bolware é um tipo de vírus que infecta computadores, falsificando dados de boletos bancários e alterando partes do documento.  Continue leitura acessando reportagem completa de Larissa Farias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for