Pular para o conteúdo principal

REPRESENTOU! - Redação de conchalense de 14 anos é selecionada entre as dez melhores pela Diretoria de Ensino da Região de Mogi Mirim em concurso estadual do Hospital de Amor de Barretos



O Concurso de Redação promovido pelo Núcleo de Educação em Câncer, do Hospital de Amor (NEC) e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), por intermédio do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC) / Escola de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Renato CostaSouza (EFAPE), conforme Acordo de Cooperação assinado entre a SEDUC-SP e a Fundação Pio XII/Hospital de Amor, está em sua IX edição neste ano de 2021, com o tema, “Vacina: uma dose de amor da ciência para a Humanidade”.

O intuito é que, por meio do desenvolvimento do projeto os estudantes possam conhecer as principais características, benefícios e contexto histórico das vacinas, principalmente as em evidência atualmente, voltadas para a prevenção do coronavírus. Desta forma, podendo contribuir para a prevenção de possíveis desencadeamentos da doença COVID-19.


Além disso, ao participarem do projeto, os estudantes desenvolvem as Competências e Habilidades previstas pelo Currículo Paulista, no que se referem aos componentes curriculares Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Desta forma, podem não somente atingir os objetivos curriculares propostos, como também contribuir para a antecipação de possíveis tratamentos, aumentando as chances de cura e tornando-se miniagentes de saúde, propagando o conhecimento entre sua família e comunidade.

O público alvo do concurso, são os estudantes matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.

O concurso está em sua 3º fase, que representa a seleção das dez melhores redações de cada região que são selecionadas pelas diretorias de ensino, no caso de Conchal a representação é da Diretoria de Ensino da Região de Mogi Mirim. 


Entre as dez melhores redações escolhidas pela Diretoria de Ensino da Região de Mogi Mirim (veja abaixo), está a da adolescente de Conchal, Nicolly Gabriel da Silva, 14 anos de idade, estudante do 9º ano, da E. E. Padre Orestes Ladeira, que tem como sua orientadora a professora Débora Aparecida Ferreira de Melo.

Um grito contra a intolerância

A redação de Nicolly diz sobre a intolerância de parte da sociedade que não aceita a vacina e querem impor para que outros também não aceitem.



“Eu vejo a intolerância, questionamentos, sobre a vacina, no dia a dia, principalmente com algumas pessoas que eu mesma convivo, e também em redes sociais”, disse a adolescente ao F5.

Redação

Por: Nicolly Gabriel da Silva, 14 anos

Título da redação: A importância Social da Vacinação

Vacina, descoberta essencial e notável á humanidade. Deveríamos agradecer incansavelmente aos pesquisadores por nos conceder algo tão meritório, capaz de prevenir doenças e até mesmo erradicá-las, porém não há tanta gratidão assim …

Pessoas intolerantes e desinformadas acabam prejudicando a si mesmas e, principalmente ao seu próximo, compartilhando “fake News “de que as vacinas podem gerar novas variantes, enfraquecer o sistema imunológico, provocar efeitos colaterais penosos e até mesmo causar a morte.

Quanta hipocrisia e falta de conhecimento!

As vacinas têm um papel social, pois além de proteger individualmente da proliferação de vírus e bactérias, ocorre uma redução/eliminação de doenças na população em geral, sendo um ato de amor para consigo e com o próximo.

Por esse motivo, é necessária a conscientização de todos sobre a importância da vacina, lembrando que as razões contra não têm nenhum amparo científico e que é imprescindível pensar no bem comum da nação, a fim de evitar surtos e epidemias.





Na página da E.E. Padre Orestes Ladeira Conchal, no Facebook, foi publicado uma homenagem a aluna. Veja abaixo:


No dia 22 de setembro, os nomes dos finalistas serão publicados no site da secretaria de educação (Clique aqui)  e também no site do Hospital do Amor  (Clique aqui)Em 29 de setembro, acontecerá a cerimônia de premiação.

Premiação

Para os autores das 05 (cinco) melhores redações deste IX Concurso de redação:

• um notebook ao estudante 1º colocado e um notebook ao seu respectivo professor orientador;

• um tablet a cada estudante classificado do 2º ao 5º lugar;

• Publicação das Redações no site do Hospital de Amor: www.bit.ly/CONCURSODEREDACAOHA

• Estágio* - Poderão ser convidados a participar de um Estágio de 03(três) dias no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) - Hospital de Amor, localizado em Barretos/SP.

Nesta visita os finalistas participam de uma experiência cientifica nos laboratórios do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular e ao final do estágio os estudantes apresentam um resumo da vivência.

Desejamos boa sorte para Nicolly, pois talento e visão social ela já demonstrou ter de sobra, através da redação que ficou entre as dez melhores da região

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de 20 anos morre em acidente de motocicleta em Conchal

Despedida de Yuri Rafael, 20 anos, emociona e reúne multidão em Conchal🕊️

Polícia Civil registra terceira apreensão por tráfico na mesma esquina do Parque Industrial em menos de uma semana

Operação Presença resulta em prisões e apreensões em Araras e Conchal

Juiz reconhece erro de texto em decisão, porém liberdade de acusado com 200 kg de cocaína é mantida