Pular para o conteúdo principal

REPRESENTOU! - Redação de conchalense de 14 anos é selecionada entre as dez melhores pela Diretoria de Ensino da Região de Mogi Mirim em concurso estadual do Hospital de Amor de Barretos



O Concurso de Redação promovido pelo Núcleo de Educação em Câncer, do Hospital de Amor (NEC) e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), por intermédio do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC) / Escola de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Renato CostaSouza (EFAPE), conforme Acordo de Cooperação assinado entre a SEDUC-SP e a Fundação Pio XII/Hospital de Amor, está em sua IX edição neste ano de 2021, com o tema, “Vacina: uma dose de amor da ciência para a Humanidade”.

O intuito é que, por meio do desenvolvimento do projeto os estudantes possam conhecer as principais características, benefícios e contexto histórico das vacinas, principalmente as em evidência atualmente, voltadas para a prevenção do coronavírus. Desta forma, podendo contribuir para a prevenção de possíveis desencadeamentos da doença COVID-19.


Além disso, ao participarem do projeto, os estudantes desenvolvem as Competências e Habilidades previstas pelo Currículo Paulista, no que se referem aos componentes curriculares Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Desta forma, podem não somente atingir os objetivos curriculares propostos, como também contribuir para a antecipação de possíveis tratamentos, aumentando as chances de cura e tornando-se miniagentes de saúde, propagando o conhecimento entre sua família e comunidade.

O público alvo do concurso, são os estudantes matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.

O concurso está em sua 3º fase, que representa a seleção das dez melhores redações de cada região que são selecionadas pelas diretorias de ensino, no caso de Conchal a representação é da Diretoria de Ensino da Região de Mogi Mirim. 


Entre as dez melhores redações escolhidas pela Diretoria de Ensino da Região de Mogi Mirim (veja abaixo), está a da adolescente de Conchal, Nicolly Gabriel da Silva, 14 anos de idade, estudante do 9º ano, da E. E. Padre Orestes Ladeira, que tem como sua orientadora a professora Débora Aparecida Ferreira de Melo.

Um grito contra a intolerância

A redação de Nicolly diz sobre a intolerância de parte da sociedade que não aceita a vacina e querem impor para que outros também não aceitem.



“Eu vejo a intolerância, questionamentos, sobre a vacina, no dia a dia, principalmente com algumas pessoas que eu mesma convivo, e também em redes sociais”, disse a adolescente ao F5.

Redação

Por: Nicolly Gabriel da Silva, 14 anos

Título da redação: A importância Social da Vacinação

Vacina, descoberta essencial e notável á humanidade. Deveríamos agradecer incansavelmente aos pesquisadores por nos conceder algo tão meritório, capaz de prevenir doenças e até mesmo erradicá-las, porém não há tanta gratidão assim …

Pessoas intolerantes e desinformadas acabam prejudicando a si mesmas e, principalmente ao seu próximo, compartilhando “fake News “de que as vacinas podem gerar novas variantes, enfraquecer o sistema imunológico, provocar efeitos colaterais penosos e até mesmo causar a morte.

Quanta hipocrisia e falta de conhecimento!

As vacinas têm um papel social, pois além de proteger individualmente da proliferação de vírus e bactérias, ocorre uma redução/eliminação de doenças na população em geral, sendo um ato de amor para consigo e com o próximo.

Por esse motivo, é necessária a conscientização de todos sobre a importância da vacina, lembrando que as razões contra não têm nenhum amparo científico e que é imprescindível pensar no bem comum da nação, a fim de evitar surtos e epidemias.





Na página da E.E. Padre Orestes Ladeira Conchal, no Facebook, foi publicado uma homenagem a aluna. Veja abaixo:


No dia 22 de setembro, os nomes dos finalistas serão publicados no site da secretaria de educação (Clique aqui)  e também no site do Hospital do Amor  (Clique aqui)Em 29 de setembro, acontecerá a cerimônia de premiação.

Premiação

Para os autores das 05 (cinco) melhores redações deste IX Concurso de redação:

• um notebook ao estudante 1º colocado e um notebook ao seu respectivo professor orientador;

• um tablet a cada estudante classificado do 2º ao 5º lugar;

• Publicação das Redações no site do Hospital de Amor: www.bit.ly/CONCURSODEREDACAOHA

• Estágio* - Poderão ser convidados a participar de um Estágio de 03(três) dias no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) - Hospital de Amor, localizado em Barretos/SP.

Nesta visita os finalistas participam de uma experiência cientifica nos laboratórios do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular e ao final do estágio os estudantes apresentam um resumo da vivência.

Desejamos boa sorte para Nicolly, pois talento e visão social ela já demonstrou ter de sobra, através da redação que ficou entre as dez melhores da região

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for