Pular para o conteúdo principal

Falso perfil do WhatsApp: Mulher cai em golpe e perde quase 8 mil em Conchal – Saiba como se proteger



Uma mulher de 52 anos de idade, acabou se tornando mais uma, entre milhares de vítimas desta modalidade de golpe.

A vítima informou que recebeu uma mensagem via WhatsApp, de uma pessoa que se passou por seu filho. Na mensagem, o suposto filho lhe pediu uma determinada quantia em dinheiro, solicitando que fosse realizada uma transferência via PIX.

A vítima fez a transferência de quase R$ 8 mil,  via PIX, utilizando uma chave que foi fornecida por aquele que ela acreditava ser seu filho.



Logo após efetuar a transferência, a vítima telefonou para o filho e descobriu ter sido vítima de um golpe. O caso foi registrado na delegacia de polícia em Conchal.

Como se proteger

 Nesta modalidade de golpe, o criminoso cria uma nova conta no WhatsApp e rouba os dados públicos de uma pessoa, como nome, foto de perfil e status. Em seguida, entra em contato com os amigos da vítima dizendo que "trocou de número" e conta uma história para pedir dinheiro emprestado.

Existem alguns passos que podem ajudar usuários a se protegerem desse golpe.

·       Um deles consiste em ocultar as fotos de perfil do WhatsApp, deixando-a visível apenas para contatos. Assim, você evita que sua identidade seja roubada.

·       Também é importante desconfiar de mensagens deste tipo, já que o WhatsApp possui um recurso capaz de informar automaticamente quando um contato troca de número.

·       Outra dica que pode ajudar é entrar em contato por meio de ligação ou mensagem com o número original do contato antes de fazer qualquer transferência.

·       Para garantir, e ter certeza de que, do lado de lá, quem está conversando com você é alguém que você realmente conheça, você pode fazer uma ligação por vídeo (vídeochamada).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Motorista que atropelou casal que passeava com cachorros no Jardim das Palmeiras, em Conchal, em 2024, é preso nesta sexta-feira após longa investigação da Polícia Civil

Policiais militares ajudam jovem de 25 anos a dar à luz em Conchal

Conchal vive noite de encanto no Acender das Luzes de Natal

GCM de Conchal cumpre três mandados de prisão em menos de uma semana — Um indivíduo procurado por homicídio, um por furto e outro por furto qualificado

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal