Pular para o conteúdo principal

“Foi uma emoção muito grande”, descreve PM que salvou recém-nascido engasgado na Grande SP



Os integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo estão sempre preparados para garantir a segurança da população paulista e salvar vidas. E, neste mês em que se comemora o Dia das Crianças, em uma ação que vai além do combate à criminalidade, uma equipe da Grande São Paulo salvou um bebê engasgado em Diadema.

Na última quarta-feira (06), policiais do 24° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) estavam em patrulhamento quando foram informados sobre um recém-nascido engasgado, sendo que a mãe não estava obtendo êxito ao tentar reanimá-lo.

“Quando fomos acionados, estávamos bem próximo ao local dos fatos. Então o cabo Nonato, que estava conduzindo a viatura, já fez o retorno e voltamos ao endereço indicado. Acionamos a sirene e a vó do bebê saiu de dentro da casa pedindo ajuda”, contou a soldado Laila.

A policial explicou que ela e seu parceiro de farda imediatamente desembarcaram e iniciaram a manobra de Heimlich, que consiste em utilizar as mãos para fazer pressão sob o diafragma, provocando uma tosse até a desobstrução de vias aéreas.


Ainda de acordo com a soldado, a criança com menos de um mês de vida estava roxa, sem chorar e sem conseguir respirar. Após realizarem o procedimento, ela voltou a respirar e liberou a água que tinha engolido. O Corpo de Bombeiros, que havia sido acionado, foi dispensado.

“O cabo Nonato pensava muito em seu filho, que hoje tem 28 anos, e eu só conseguia pensar nas minhas duas sobrinhas que estão para nascer. Foi uma sensação única e muito gratificante participar de uma ocorrência como essa”, contou bastante emocionada.

O que salvou o bebê foi a técnica aplicada na ocasião, que é ensinada aos militares ainda no curso de formação da Escola Superior de Soldados (ESSd). “Me formei há um ano e foi a primeira vez que participei de uma ocorrência assim. Sem dúvida, o preparo que recebi foi fundamental”, completou.

Em seguida, os familiares e o recém-nascido foram conduzidas ao hospital, onde o bebê recebeu atendimento especializado e passa bem.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Médicos alertam para riscos após paciente precisar de internação por desodorante preso no reto

Polícia Militar registra três capturas de procurados durante operações em Conchal

GCM localiza drogas em trailer durante a Operação Via Livre e amplia alcance da fiscalização de veículos abandonados em Conchal

Prefeitura instaura sindicância após questionamento do Ministério Público sobre diárias da Saúde entre 2021 e 2024 e possível débito com motoristas de quase R$ 14 mil

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal