Pular para o conteúdo principal

Vacina contra Alzheimer começa a ser testada em humanos

https://g1.globo.com/saude/noticia/2021/11/17/vacina-contra-alzheimer-comeca-a-ser-testada-em-humanos.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1&fbclid=IwAR0nl9BEpXYMobxA9SIY3U1_OJPikWtyXXgWF_lyPycUqPUyKSezSr6FH1Y

A vacina contra o Alzheimer começou a ser testada em seres humanos, divulgou a biofarmacêutica sueca Alzinova no começo de novembro. O primeiro paciente foi recrutado na Finlândia, local onde acontece os testes clínicos da vacina ALZ-101.

A vacina age especificamente sobre uma estrutura chamada de oligômeros beta-amilóide (cadeias de várias unidades da proteína), cujo o acúmulo no cérebro leva ao Alzheimer.

Caracterizada pela deterioração de funções cognitivas, como a memória e o aprendizado, o Alzheimer é a forma mais comum de demência.

 “É muito gratificante que o ALZ-101 tenha agora entrado em testes clínicos em uma área com uma grande necessidade médica não atendida”, disse Kristina Torfgård, CEO da Alzinova AB, em um comunicado à imprensa.

A investigação, que tem por objetivo avaliar a segurança e a tolerabilidade da vacina, conta com a participação de 26 voluntários diagnosticados no estágio inicial da doença.

O estudo investigará o uso de duas dosagens diferentes da vacina durante um período de 20 semanas.

Em nota, o laboratório informou que os testes serão realizados de forma randomizada e duplamente cega, ou seja, nem os participantes e nem a equipe técnica sabem quem tomou a vacina e quem tomou placebo. Durante a pesquisa, cada participante receberá quatro doses de ALZ-101 ou placebo.

Os dados principais para o estudo estão previstos para o segundo semestre de 2023.  

*G1 Saúde



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

🌍 Projeto aplicado em Conchal ganha destaque internacional em conferência na Ásia sobre saúde e saneamento

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo no bairro Bela Vista, em Conchal

Pedágio entre Conchal e Araras sobe para R$ 9,80; aumento é o maior da região em termos absolutos, com acréscimo de R$ 0,60

Municípios da Baixa Mogiana avançam em projeto conjunto para fortalecer o turismo regional