Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil alerta para falso e-mail com vírus enviado em nome do DEIC



Mais um golpe na praça que requer alerta da população. Um e-mail falso, com vírus, está sendo enviado em nome da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) da Polícia Civil de Santa Catarina com falsas intimações no nome do usuário.

Mas, certamente o golpe já ultrapassou as barreiras do estado de SC. No último dia 07/03, o F5 Conchal e Região, recebeu uma dessas notificações (veja abaixo). Desconfiamos do conteúdo e fomos pesquisar.



Os e-mails são enviados para algumas empresas e/ou pessoas físicas, porém, ao clicar no link da suposta intimação, o computador da pessoa é infectado por um vírus.

Chamado de Malware, o software que ataca o computador da vítima é criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema ou coletar dados dos usuários.

Na intimação utilizada para o golpe é usado o e-mail deic@ilrlb.com, porém, esse não é o endereço eletrônico usado pela DEIC.

De acordo com matéria publicada no dia 28/02/2022, pelo site de notícias ND+  o delegado Verdi Furlanetto, responsável pelo caso em um dos estados onde também acontece o golpe, a investigação segue em sigilo de Justiça e ele pede aos usuários que receberam o e-mail que não cliquem em nada.

“Trata-se de uma ação de criminosos destinada a empresas com um link malicioso com o objetivo de infectar computadores”, alerta o delegado. “A orientação é que não cliquem em links desconhecidos”, finaliza Furlanetto.

A DEIC pede que a população ao verificar um site ou link suspeito, denuncie na Polícia Civil por meio do disque-denúncia (181). Para saber o e-mail de cada delegacia do Estado, acesse o site oficial da do seu estado. No caso do estado de São Paulo o site é www.policiacivil.sp.gov.br



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

🌍 Projeto aplicado em Conchal ganha destaque internacional em conferência na Ásia sobre saúde e saneamento

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo no bairro Bela Vista, em Conchal

Pedágio entre Conchal e Araras sobe para R$ 9,80; aumento é o maior da região em termos absolutos, com acréscimo de R$ 0,60

Municípios da Baixa Mogiana avançam em projeto conjunto para fortalecer o turismo regional