Prisioneiros de guerra russos expressam vergonha e mágoa: “Todos seremos julgados” Pular para o conteúdo principal

Prisioneiros de guerra russos expressam vergonha e mágoa: “Todos seremos julgados”


“Quero dizer ao nosso comandante-chefe para parar os atos terroristas na Ucrânia, porque quando voltarmos, nos levantaremos contra ele.” https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/todos-seremos-julgados-prisioneiros-de-guerra-russos-expressam-vergonha-e-magoa/

O presidente russo Vladimir Putin “deu ordens para cometer crimes. Não é apenas para desmilitarizar a Ucrânia ou derrotar as Forças Armadas da Ucrânia, mas agora cidades de civis pacíficos estão sendo destruídas”.

“Os crimes que cometemos; todos seremos julgados.”

Estas são as vozes dos prisioneiros de guerra russos agora detidos pela Ucrânia. Quase uma dúzia apareceu em coletivas de imprensa realizadas pelas autoridades ucranianas, apenas alguns dos 600 que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky diz terem sido capturados.


Suas aparições públicas podem ser questionáveis ​​sob as Convenções de Genebra, que proíbem os Estados de causar humilhação desnecessária aos prisioneiros de guerra. E é possível que eles tenham se sentido pressionados a expressar opiniões simpáticas às de seus captores.

Mas três pilotos da força aérea russa capturados que falaram com a CNN não sugeriram que estivessem falando sob coação. A CNN solicitou acesso para falar com prisioneiros com o Ministério do Interior ucraniano, pedido feito antes de uma entrevista coletiva em Kiev na última sexta-feira (11).

A CNN conversou com os três homens imediatamente após a entrevista coletiva. Em nenhum momento os agentes Serviços de Segurança ucraniano, que estavam na sala o tempo todo, intervieram ou direcionaram a CNN ou os prisioneiros para fazer ou responder a perguntas específicas. A entrevista foi realizada em russo.


Os prisioneiros não estavam algemados e, embora não se movessem de seus assentos, pareciam não estar sob contenção física.

Estamos relatando o conteúdo desta entrevista, pois parece existir uma linha comum entre os prisioneiros de guerra russos após suas capturas – esta não é uma guerra que eles querem lutar.

Os três pilotos sentaram-se ao redor de uma mesa. Um deles tinha um corte na testa, que disse ter sido sustentado antes de sua captura. “O tratamento foi aceitável. Eles nos ofereceram comida e bebida e tratamento médico”, disse um piloto, cujo primeiro nome é Maxim.


A entrevista da CNN com os três prisioneiros russos revelou que eles tinham uma profunda inquietação sobre sua missão e o sofrimento dos civis ucranianos. Também tiveram palavras duras para seu comandante-chefe, Putin. E falaram de ligações chorosas para casa.

O testemunho deles parece apoiar as avaliações ocidentais de que há problemas de moral entre pelo menos algumas tropas russas na Ucrânia. Em 1º de março, um alto funcionário dos Estados Unidos disse que o governo americano têm “indicações de que a moral está diminuindo em algumas” das unidades russas.

Maxim, um oficial e piloto de caça-bombardeiro, foi quem mais falou. Ele parecia machucado e muito pálido, mas falava com lucidez no tom de um soldado profissional. A CNN está usando apenas os primeiros nomes dos prisioneiros de guerra para sua proteção.


Ele disse que só recebeu sua “ordem secreta de combate” um dia antes de Putin anunciar a “operação militar especial” contra a Ucrânia. Os pilotos foram questionados sobre o que pensavam sobre as alegações de Putin de que a Ucrânia era governada por neonazistas.

“Acho que foi inventado como um pretexto e é algo que o mundo não pode entender”, disse Maxim. “Mas Putin e seu círculo precisam disso para alcançar seus próprios objetivos. Um desses passos que seria benéfico era espalhar desinformação sobre o fascismo e o nazismo”.

“Não vimos nazistas ou fascistas. Russos e ucranianos podem se comunicar na mesma língua, então vemos o bem (nessas pessoas)”, disse Maxim. “É difícil dar uma avaliação direta de suas ações. Mas, no mínimo, a julgar pelas consequências de suas ordens, está incorreto”.


Em um briefing diferente para a mídia no mesmo local, um oficial de reconhecimento chamado Vladimir, que havia sido capturado, disse a um grupo de repórteres: “Nosso governo nos disse que precisamos libertar a população civil. Eu quero dizer aos militares russos: abaixem suas armas e saiam de seus postos, não venham aqui. Todo mundo quer paz aqui”.

Vladimir então deu um grande passo adiante, dizendo: “Quero dizer ao nosso comandante-chefe para parar os atos terroristas na Ucrânia, porque quando voltarmos, nos levantaremos contra ele”.

Outro oficial de reconhecimento no mesmo evento ecoou o sentimento, dirigindo-se diretamente a Putin. “Você não vai esconder isso por muito tempo. Há muitos como nós aqui. Mais cedo ou mais tarde, voltaremos para casa”.


Falando à CNN, Maxim se emocionou com o sofrimento infligido aos civis desde a invasão. “Não se trata apenas de desmilitarizar a Ucrânia ou a derrota das Forças Armadas da Ucrânia, mas agora cidades de civis estão sendo destruídas. Eu não sei o que pode justificar, p***a, as lágrimas de uma criança, ou pior ainda, a morte de pessoas inocentes”.

Ele disse que eles estavam cientes do que aconteceu em lugares como Mariupol, onde quase 1.600 pessoas foram mortas desde o início da invasão. “Foi um fato horrível, não só porque é um crime. É vandalismo. Você não pode perdoar essas coisas. Bombardear uma maternidade ?”, disse. “É a forma mais perversa de neonazismo, neofascismo. Quem poderia pensar em uma coisa dessas?”

Outro piloto, cujo primeiro nome é Alexei, acrescentou calmamente: “Não depende de nós, quem bombardear, o que bombardear. É um comando”.


Confusão e relutância

Maxim e seus colegas pilotos sugeriram que havia uma inquietação generalizada sobre a ofensiva na Ucrânia.

“Eu sei que na minha unidade eles são totalmente contra”, disse Maxim. “Eles têm muitos parentes e amigos [na Ucrânia], e foram informados de que era uma operação localizada na DNR [a área separatista de Donetsk apoiada pela Rússia, e não um ataque a todo o país. Minha divisão foi totalmente contra isso”.

“Se a Ucrânia quisesse se tornar parte da Rússia, para iniciar alguma cooperação – pode fazer por todos os meios. Ninguém seria contra isso. Mas forçá-los simplesmente não é aceitável.”


Neil Greenberg é professor de defesa da saúde mental no King’s College London. Serviu nas Forças Armadas do Reino Unido por mais de 20 anos e atuou, como psiquiatra e pesquisador, em vários ambientes hostis.

Ele explicou que, de acordo com a Convenção de Genebra, os prisioneiros de guerra são obrigados a fornecer apenas seus nomes, patente, data de nascimento e número de identificação militar.

“Isso é tudo o que você tem a dizer, então o fato de que eles estão dizendo mais do que isso sugere que eles foram colocados em uma situação difícil porque foram pressionados, ou estão angustiados o suficiente para quebrar o protocolo porque acreditam no que eles estão dizendo”, disse Greenberg à CNN.

“O que é interessante do ponto de vista psicológico é que o soldado médio não costuma ter os ideais políticos de quem governa o país. Então, se você perguntar aos soldados por que fazem o que fazem, eles geralmente dizem que fazem isso porque estão lutando um pelo outro e, portanto, fazem porque estão seguindo ordens e cuidando uns dos outros”, acrescentou.


Outro soldado detido pelos ucranianos disse em uma coletiva de imprensa separada sobre a entrada de sua unidade por Belarus. Ele chorou ao falar de encontrar moradores locais que disseram à sua unidade para ir para casa e disse: “Não há fascistas aqui”.

Ele também falou de confusão entre as unidades. Seu grupo ficou preso em um pântano e teve que destruir seu veículo de combate de infantaria. Eles vagaram a pé por vários dias antes de chegar a uma aldeia e se render após uma troca de tiros.

Outro soldado russo – em um vídeo divulgado pela mídia ucraniana – disse que cruzou a fronteira da Crimeia na primeira noite da ofensiva. O soldado não identificado, que disse ter 22 anos e deu o número de sua unidade, disse que logo ficou óbvio que “não estamos aqui como pacificadores, mas para lutar”.

“Perguntamos aos comandantes o que diabos estamos fazendo aqui. se não podia dar meia-volta e ir embora. Mas trás estavam os escalões [unidades] que matam desertores”. O soldado acrescentou: “Disseram-nos que não havia civis em todos os assentamentos. Mas eles estavam lá. Isso nos preocupou”;


“Já tínhamos percebido que mísseis estavam voando contra a população civil, contra cidades comuns, mas não em instalações militares. Embora nos tenham dito o contrário. Então, nos rendemos”.

Pedidos de última hora
Maxim disse que recebeu suas ordens de combate um dia antes de Putin anunciar a invasão. E então, ele disse, houve uma surpresa.

“O pedido foi cancelado. Parte da força aérea que já havia decolado teve que voltar. Ficamos felizes e pensamos que talvez as coisas tivessem sido resolvidas pacificamente”.

Ele estava errado – e logo recebeu uma lista de coordenadas para alvos no leste da Ucrânia, em torno de Izium e Chuhuiv. Ele disse que não tinha certeza do que estava atingindo. “É impossível saber realmente o que está além das fronteiras do nosso estado. Por exemplo, eles marcam uma coluna de tanques. Mas não podemos ter certeza se há realmente um lá ou não.”


A CNN analisou vários casos em que bombas lançadas atingiram áreas civis na Ucrânia desde o início da invasão em 24 de fevereiro.

“Só lançamos mísseis não localizados”, disse Maxim, falando sobre o que os analistas descrevem como “bombas idiotas”, munições não guiadas que representam um risco maior de causar danos indiscriminados.

“Apenas usei as bombas explosivas usuais, feitas de ferro fundido… do mesmo tipo que foram usadas durante a Segunda Guerra Mundial com algumas mudanças aqui e ali ao longo dos anos. Existem variedades balísticas mais modernas, é claro, mas o fato permanece que não os usamos”, acrescentou Maxim.

Na semana passada, autoridades dos EUA e da Otan disseram que a Rússia dependia muito mais das chamadas “bombas burras” menos sofisticadas do que de seu arsenal de munições guiadas com precisão. “Difícil dizer se isso é causado por falta de estoque ou apenas pelo desejo de ser mais brutal”, disse um alto funcionário da Otan.


Outros soldados russos capturados pelos ucranianos também falaram de ordens de última hora.

Sergey, que estava com uma unidade de artilharia, disse em um briefing anterior à mídia que “às 10h do dia 23 (de fevereiro) eles foram alinhados e informados pelo comandante sobre a ordem de Putin de atacar a Ucrânia, tomar Kiev e ‘proteger a população contra o fascismo e a tirania na Ucrânia'”.

Futuro incerto

Os pilotos que falaram com a CNN estavam incertos sobre como a guerra terminaria.

“Espero que nossos superiores tenham controle sobre as circunstâncias. Como as coisas vão se desenvolver no futuro, para algum resultado, não vou fazer isso aqui, dizer o que quero”, disse Maxim. Ele também falou de seu primeiro contato com a família em casa.

“Foi nossa primeira conversa. Eu disse a eles: ‘estou vivo e sendo mantido em cativeiro’. Conversamos sobre coisas pessoais. Nossos filhos, a casa, não sobre coisas militares”.

“É claro que queremos muito ver nossas famílias e entes queridos. Para encontrá-los. E abraçá-los porque estão preocupados”.

Mas eles estão preocupados com o que pode acontecer com eles, disse Maxim. “Os crimes que cometemos; todos seremos julgados da mesma forma. Fora isso, não posso dizer. É impossível adivinhar… Eles vão nos julgar”, disse Maxim.

Outro soldado em um briefing diferente expressou sentimentos semelhantes. “É terrível perceber nosso erro. Levará anos, décadas, séculos para reparar as relações”, disse ele.

*Com informações: CNN.

Comentários




A Minha Rádio é Massa!


Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal
CLIQUE NA FOTO PARA ACESSAR TABELA DE HORÁRIOS

Leia também

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tensão no Legislativo Conchalense: Presidente da Câmara Reluta para Aceitar Decisão da Maioria em Extinguir Cargos de Confiança

As recentes sessões na Câmara Municipal de Conchal têm sido marcadas por intensos debates e confrontos acalorados. A principal controvérsia gira em torno da proposta de extinção dos cargos de confiança, aqueles contratados sem concurso público, defendida pela maioria dos vereadores. A vereadora Geny Sampaio, uma das principais defensoras do projeto, esclarece que a criação desses cargos foi uma medida temporária. “Na época, foi feito um acordo que os cargos de confiança seriam mantidos apenas até que a Câmara realizasse um concurso público e contratasse os aprovados,” afirma Sampaio. O concurso já foi realizado, e a vereadora argumenta que o quadro de servidores atualmente é satisfatório, não havendo mais necessidade dos cargos de confiança. No entanto, o presidente da Câmara, vereador Ito, tem resistido a essa mudança. Durante as duas tumultuadas sessões deste mês, houve gritaria e acusações por parte de Ito. Ele tem utilizado de artifícios regimentais para retardar a decis

GCM Detém Dois Indivíduos por Tráfico no Parque Industrial em Conchal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Conchal realizou uma operação que resultou na prisão de dois indivíduos no bairro Parque Industrial. A ação foi conduzida pela equipe Bravo da GCM durante um patrulhamento preventivo. Os agentes Adorno, Cleber, Inspetor Torre e Assis avistaram dois indivíduos trocando objetos de maneira suspeita. Ao notarem a aproximação da viatura, os suspeitos tentaram fugir, mas foram prontamente abordados pelos agentes da GCM. Na revista pessoal, um dos indivíduos foi encontrado em posse de 10 pinos de uma substância análoga à cocaína e uma quantia de R$ 10,00 em espécie. Durante o interrogatório preliminar, o suspeito confessou seu envolvimento no tráfico de drogas e indicou uma árvore próxima onde foram encontrados mais 32 pinos de cocaína. Simultaneamente, o segundo indivíduo foi submetido à revista, onde os agentes localizaram 15 porções de substância análoga à maconha escondidas em seu tênis. Ambos os suspeitos receberam voz de prisão no local e

Moradores de Conchal Reclamam de Água Suja; Prefeitura Informa Troca de Bombas como Causa do Problema

Nesta terça-feira (21), moradores de diversos bairros de Conchal voltaram a reclamar da qualidade da água que chega às suas residências. Imagens e relatos sobre a água suja já circulam pelas redes sociais, causando preocupação e indignação entre os residentes. Uma moradora do centro da cidade relatou à nossa reportagem que perdeu várias roupas novas de seu filho ao lavá-las com a água suja sem perceber. O problema parece estar afetando principalmente os bairros abastecidos pelas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Egidyo Corte e Enos Bonini. Em contato com o setor responsável pelo abastecimento de água do município, fomos informados que a causa do problema está na recente substituição de duas bombas nessas ETAs. A ETA Egidyo Corte abastece o Parque Industrial, Porto Seguro e parte do centro, enquanto a ETA Enos Bonini (Santa Rita) atende o centro, Vivaldini e outros bairros. Segundo o responsável pelo setor, Luciano Bomfim, a troca das bombas aumentou a pressão da água na red

Polícia Civil Estoura Casa Utilizada para Preparo de Drogas em Conchal

Nesta quarta-feira (14), uma operação da Polícia Civil em Conchal,   resultou na desarticulação de uma estrutura destinada ao preparo e distribuição de drogas ilícitas. A ação aconteceu no Bairro Esperança II, onde as autoridades realizaram diligências visando o combate ao tráfico na região. Durante a operação, os agentes identificaram um imóvel que, segundo informações obtidas pela polícia, estaria sendo utilizado como uma espécie de centro de distribuição e preparação de entorpecentes. A suspeita se confirmou quando os policiais verificaram o local e se depararam com um indivíduo que desempenhava o papel de embalar e montar kits de drogas para venda na cidade. No desdobramento da ação, foram apreendidos significativos volumes de substâncias ilícitas, totalizando 152 eppendorfs de cocaína, 101 porções de maconha e 02 porções de crack não fragmentadas. Além das drogas, foram confiscados diversos itens utilizados no processo de preparo e embalagem dos entorpecentes, incluindo

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Colisão frontal na Rodovia Wilson Finardi em Conchal, SP, resulta em uma fatalidade

Um trágico acidente ocorrido por volta das 17:30 desta sexta-feira (03) ceifou a vida de um homem, aparentando cerca de 25 anos de idade, na Rodovia Wilson Finardi (SP-191), no Km 14, em Conchal (SP). Segundo relatado por um dos envolvidos no acidente, um veículo Chevrolet/Corsa, com placa de Santo Antônio de Posse, conduzido pela vítima, seguia em direção a Conchal quando, durante uma manobra de ultrapassagem, colidiu frontalmente com uma carreta que transitava no sentido oposto, em direção a Mogi Mirim. O impacto da colisão foi tão intenso que um segundo caminhão, que vinha logo atrás, não conseguiu evitar a tragédia e acabou tendo seus pneus furados pelos destroços do veículo Corsa, que se espalharam pela pista. Apesar da gravidade do acidente, os motoristas dos caminhões envolvidos escaparam ilesos. Infelizmente, o condutor do carro não teve a mesma sorte e veio a óbito no local. O impacto foi tão severo que partes do veículo, incluindo parte do motor, ficaram espalhados

Vídeo: Indivíduo invade velório em Conchal, desrespeita momento de consternação e é contido por familiares indignados

Vídeos chocantes (assista abaixo) começaram a circular nas redes sociais no final da tarde desta segunda-feira (6), mostrando dezenas de pessoas enfurecidas batendo em um indivíduo na porta do velório municipal de Conchal. O que deveria ser um momento de despedida e luto se transformou em cena de violência devido à atitude irresponsável de um indivíduo embriagado. Familiares e amigos reuniam-se para prestar as últimas homenagens a uma jovem de apenas 28 anos, vítima de um trágico acidente ocorrido na última sexta-feira (3) na rodovia SP 332. A jovem perdeu a vida em um incidente causado por um cavalo que invadiu a pista. Contudo, a atmosfera de tristeza foi abruptamente interrompida quando um indivíduo visivelmente embriagado invadiu o local do velório, desrespeitando o momento de dor e luto dos presentes. Os relatos dos presentes indicam que, mesmo após ser solicitado a deixar o local, o indivíduo recusou-se e começou a proferir palavras de baixo calão, desencadeando revolta ent

Acidente envolvendo cavalo solto na rodovia deixa vítima fatal em Conchal

Na noite de ontem, sexta-feira (3), por volta das 19h40, um trágico acidente aconteceu entre Conchal e o distrito de Martinho Prado, na SP 332, rodovia que interliga essas localidades. Duas mulheres, trafegando em uma motocicleta, colidiram violentamente com um cavalo que estava solto na pista, resultando em consequências fatais. Imediatamente após o ocorrido, a Guarda Civil Municipal de Conchal deslocou-se para o local do acidente, prestando assistência e orientação ao trânsito. Enquanto uma das vítimas foi socorrida pelas equipes de resgate de Conchal e encaminhada ao pronto-socorro do Hospital Madre Vaninni na própria cidade, a segunda vítima, apesar dos esforços do serviço de resgate da concessionária responsável pela rodovia, infelizmente veio a óbito no local. A vítima fatal foi identificada como Leticia Munique Pires Rosa, de 40 anos. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Limeira pela funerária São Bento. De acordo com informações div

Morre Segunda Vítima em Acidente Provocado por Cavalo na Rodovia em Conchal

Na sequência de um trágico acidente ocorrido na última sexta-feira (3), na rodovia SP 332 que conecta o município de Conchal ao distrito de Martinho Prado, uma segunda vítima, identificada como Adriele Cristina Fernandes da Silva, de 28 anos, veio a óbito. O acidente ocorreu quando duas mulheres colidiram de moto em um cavalo que estava solto na via. Adriele chegou a ser socorrida no dia do acidente e foi encaminhada para o hospital em Conchal. No entanto, devido a complicações em seu estado de saúde, precisou ser transferida para o hospital no município de Araras, onde, lamentavelmente, não resistiu. A cerimônia de despedida está marcada para esta segunda-feira (6) no Velório Municipal de Conchal, com início às 14:00 horas, e o sepultamento previsto para as 16:30 horas. O acidente, que aconteceu por volta das 19h40 de sexta-feira, resultou em consequências fatais para as duas mulheres que trafegavam em uma motocicleta. A colisão violenta com o cavalo solto na pista provoc

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Mãe que dançou funk de vestido transparente em festa da filha no RJ volta a viralizar com novo vídeo

A autônoma Brenna Azevedo, de 27 anos, voltou a viralizar nas redes sociais nesta quinta-feira. Em novo vídeo divulgado nas plataformas digitais, a a jovem aparece dançando funk e bebendo em cima de um carro. As imagens foram feitas na saída da festa de três anos da filha, no último sábado, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A gravação mostra Brenna com a mesma roupa de filmagens anteriores: um vestido longo transparente, que deixa à mostra os seios e a peça íntima usada por ela. A pernambucana se tornou alvo de críticas na internet depois de um vídeo, feito durante a comemoração do aniversário da criança, ter se tornado viral. A primeira filmagem mostra a mãe da garota empolgada, dançando funk até o chão. A dança, ao som do hit "Movimento da Sanfoninha", da cantora Anitta foi replicada em diversos perfis. Junto à repercussão, vieram também os ataques. Ao GLOBO , Brenna contou que deixou de levar a filha à escola por medo e relata ter recebido ameaças. — As

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for

Homem encontrado morto em casa abandonada em Conchal é identificado

A polícia conseguiu identificar o homem encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24), em uma casa abandonada na rua Camilo Chagas, em Conchal, após ser descoberto por um grupo de crianças que brincava na região. As autoridades foram imediatamente acionadas e estão investigando o caso como homicídio. Silvio Ricardo Ferreira de Melo, 46 anos de idade, morador de Conchal, foi encontrado amarrado com as mãos para trás e com a boca amordaçada, apresentando múltiplos ferimentos.   Segundo relatos, crianças teriam entrado na casa abandonada, para brincar, mas foram surpreendidas ao depararem-se com o corpo da vítima. Até o momento, as autoridades não confirmaram a forma como a vítima foi morta.  O caso está sendo tratado com a devida seriedade e cautela pelas autoridades, que pedem a colaboração da população para fornecer qualquer informação que possa ajudar nas investigações. Ainda é cedo para apontar suspeitos ou motivações para o crime, e a polícia está em busca de

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros

Crianças Encontram Homem Morto em Casa Abandonada em Conchal

  Atualizando: Homem encontrado morto em casa abandonada em Conchal é identificado: leia mais AQUI Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24). em uma casa abandonada na rua Camilo Chagas, em Conchal, após ser descoberto por um grupo de crianças que brincava na região. As autoridades foram imediatamente acionadas e estão investigando o caso como homicídio. Segundo relatos, as crianças teriam entrado na casa abandonada, para se divertirem, mas foram surpreendidas ao depararem-se com o corpo da vítima. Rapidamente, a Guarda Civil Municipal foi acionada, seguida pela chegada de uma equipe da Polícia Científica, investigadores e o delegado de polícia civil de Conchal. O homem foi encontrado amarrado com as mãos para trás e com a boca amordaçada, apresentando múltiplos ferimentos. Até o momento, as autoridades não confirmaram a forma como a vítima foi morta. A cena do crime foi isolada e a perícia foi realizada no local para colher evidências que possam ajudar a

Colisão frontal na Rodovia Wilson Finardi em Conchal, SP, resulta em uma fatalidade

Um trágico acidente ocorrido por volta das 17:30 desta sexta-feira (03) ceifou a vida de um homem, aparentando cerca de 25 anos de idade, na Rodovia Wilson Finardi (SP-191), no Km 14, em Conchal (SP). Segundo relatado por um dos envolvidos no acidente, um veículo Chevrolet/Corsa, com placa de Santo Antônio de Posse, conduzido pela vítima, seguia em direção a Conchal quando, durante uma manobra de ultrapassagem, colidiu frontalmente com uma carreta que transitava no sentido oposto, em direção a Mogi Mirim. O impacto da colisão foi tão intenso que um segundo caminhão, que vinha logo atrás, não conseguiu evitar a tragédia e acabou tendo seus pneus furados pelos destroços do veículo Corsa, que se espalharam pela pista. Apesar da gravidade do acidente, os motoristas dos caminhões envolvidos escaparam ilesos. Infelizmente, o condutor do carro não teve a mesma sorte e veio a óbito no local. O impacto foi tão severo que partes do veículo, incluindo parte do motor, ficaram espalhados

Vídeo: Mulher de 66 anos é atropelada na Avenida João Paulo II em Conchal: Condutor presta socorro e aguarda polícia

Uma mulher de 66 anos de idade foi vítima de um atropelamento na manhã desta sexta-feira (12), enquanto atravessava a Avenida João Paulo II, em Conchal. O acidente ocorreu por volta das 8hs, quando um veículo Fiesta de cor branca, conduzido por um homem de 73 anos, subia a avenida no sentido cemitério. Assista vídeo abaixo .  Imediatamente após o incidente, o condutor do veículo parou para prestar socorro à vítima e aguardou a chegada do SAMU e da viatura policial no local do acidente. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou ao local e prestou os primeiros socorros à mulher atropelada. Em seguida, ela foi encaminhada para o pronto-socorro do Hospital Madre Vannini, onde recebeu atendimento e procedimentos médicos necessários. Até o fechamento desta matéria, as informações disponíveis indicam que a vítima  encontra-se em tratamento. A identidade da mulher não foi divulgada pelas autoridades locais até o momento.  

Vídeo: Indivíduo invade velório em Conchal, desrespeita momento de consternação e é contido por familiares indignados

Vídeos chocantes (assista abaixo) começaram a circular nas redes sociais no final da tarde desta segunda-feira (6), mostrando dezenas de pessoas enfurecidas batendo em um indivíduo na porta do velório municipal de Conchal. O que deveria ser um momento de despedida e luto se transformou em cena de violência devido à atitude irresponsável de um indivíduo embriagado. Familiares e amigos reuniam-se para prestar as últimas homenagens a uma jovem de apenas 28 anos, vítima de um trágico acidente ocorrido na última sexta-feira (3) na rodovia SP 332. A jovem perdeu a vida em um incidente causado por um cavalo que invadiu a pista. Contudo, a atmosfera de tristeza foi abruptamente interrompida quando um indivíduo visivelmente embriagado invadiu o local do velório, desrespeitando o momento de dor e luto dos presentes. Os relatos dos presentes indicam que, mesmo após ser solicitado a deixar o local, o indivíduo recusou-se e começou a proferir palavras de baixo calão, desencadeando revolta ent