Infelizmente, não é estranho ver de tempos e tempos relatos de apps maliciosos na Play Store que, após terem potencialmente afetado milhares de usuários —e terem roubado informações como contas bancárias, dados pessoais e de contatos—, serem retirados da loja. https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n188429/google-bane-11-apps-maliciosos-da-play-store-confira-se-nenhum-esta-no-seu-celular.html
Pois isso aconteceu novamente, agora com uma lista de 11 apps de diferentes naturezas (de aplicativos de acesso remoto a leitores de QR Code), que podem ter afetado nada menos que 60 milhões de usuários, segundo estimativa de reportagem do The Wall Street Journal. Sem mais delongas, a lista segue abaixo:
- Speed Camera Radar
- Al-Moazin Lite (Prayer Times)
- Wi-Fi Mouse (remote control PC)
- QR & Barcode Scanner (developed by AppSource Hub)
- Qibla Compass - Ramadan 2022
- Simple weather & clock widget (developed by Difer)
- Handcent Next SMS-Text with MMS
- Smart Kit 360
- Al Quran MP3 - 50 Reciters & Translation Audio
- Full Quran MP3 - 50+ Languages & Translation Audio
- Audiosdroid Audio Studio DAW
A descoberta foi feita por um grupo de analistas da empresa AppCensus, que concluiu que todos os apps (e ainda outros, que não estavam nomeados) carregavam o mesmo software potencialmente malicioso. A empresa acionou o Google e os programas saíram da loja no último dia 25 de março — mas alguns até conseguiram retornar. A empresa diz que agora eles foram devidamente verificados.
Ainda assim, vale cautela com esses apps, tenham eles muitos ou poucos downloads, e sempre prefira aqueles mais longevos e de melhor reputação. Os programas em questão compartilharam de maneira indevida informações como e-mails e telefones, senhas e até histórico de localização via GPS — dados, por sua vez, que teriam sido comprados por uma empresa chamada Measurement Systems, que nega as irregularidades.
*Com informações: Tudocelular.com
Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...