Pular para o conteúdo principal

Diretor-executivo e chefe da inteligência da PRF são dispensados seis dias após morte em viatura da corporação

Jean Coelho, diretor-executivo da PRF (Polícia Rodoviária Federal), e Allan da Mota Rebello, diretor de inteligência da corporação, foram dispensados das funções nesta terça-feira (31). A portaria está publicada no Diário Oficial da União. https://noticias.r7.com/brasilia/governo-dispensa-diretor-executivo-e-chefe-da-inteligencia-da-prf-31052022

Em nota, a Casa Civil informou que, embora a dispensa dos diretores seja assinada por Ciro Nogueira, a decisão partiu do Ministério da Justiça. O R7 questionou a PRF sobre o motivo da decisão, mas não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem. Os cargos nas diretorias da corporação estão vagos, e os substitutos ainda não foram indicados.

Os nomes dos servidores já haviam sido designados para a função de oficial de ligação, em Washington, nos Estados Unidos, pelos próximos dois anos. As portarias com a decisão foram publicadas em 17 de maio.

Jean e Allan deixam os cargos na cúpula da PRF quase uma semana depois da morte de Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, durante uma abordagem policial. Nesta terça, a Câmara dos Deputados pode votar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para esclarecer a morte do home, que sofria de esquizofrenia.

Caso Genivaldo

Genivaldo foi abordado em blitz da PRF em Umbaúba (SE) na última quarta-feira (25), por pilotar uma moto sem capacete. Ele foi colocado à força no porta-malas da viatura onde os policiais jogaram uma bomba de gás lacrimogêneo. Um vídeo mostra o momento em que um dos policiais segura a tampa do porta-malas da viatura e o outro joga, dentro do espaço fechado em que Genivaldo estava, a bomba de gás.

No vídeo, é possível ouvir os gritos do homem dentro da viatura. Segundo familiares, Genivaldo sofria de esquizofrenia havia 20 anos, estava afastado do trabalho e fazia tratamento com remédios controlados.

Após a repercussão do caso, a Polícia Rodoviária Federal afirmou que as técnicas que foram utilizadas são de imobilização com materiais de potencial inofensivo. Na ocasião, Torres declarou que determinou à Polícia Federal e à PRF a “abertura de investigações sobre a abordagem”. “Nosso objetivo é esclarecer o episódio com a brevidade que o caso requer.”

*Com informações: R7 https://noticias.r7.com/brasilia/governo-dispensa-diretor-executivo-e-chefe-da-inteligencia-da-prf-31052022

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jardim Santana em Conchal: Decisão judicial suspende pagamentos, Município aponta descumprimento de prazos e empresa afirma que obras seguem e que denúncias são improcedentes

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile