Pular para o conteúdo principal

Obesidade infantil é caminho para doenças crônicas, alerta a nutricionista Bianka de Cássia Capeletti Chiarotti

Nesta sexta-feira, 3 de junho, é comemorado o Dia de Conscientização contra a Obesidade Infantil, comorbidade que  tem afetado milhares de crianças no Brasil. Último Enani (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil), divulgado em 2019, ou seja, antes da pandemia da covid-19 e da necessidade do distanciamento social, revelou que 7% das crianças brasileiras menores de 5 anos estão com excesso de peso e 3% têm obesidade.

De acordo com a nutricionista do programa Saúde Inteligente, do Santa Casa Saúde Piracicaba, Bianka de Cássia Capeletti Chiarotti, ao ampliar a faixa etária, os casos de obesidade  são ainda maiores. “No Brasil, é estimado que 13% das crianças entre 5 e 9 anos têm obesidade e outros  7% dos adolescentes entre 12 a 17 anos também”, ressalta.

Os dados sobre obesidade infantil são tão alarmantes que a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que em 2025 o número de crianças obesas no mundo chegue a 75 milhões. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que uma em cada grupo de três crianças, com idade entre 5 e 9 anos, está acima do peso no País. As notificações do Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), também de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre 5 e 10 anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.

O risco de obesidade no futuro é a consequência mais temida da obesidade infantil, segundo a nutricionista Bianka. “A obesidade leva a comorbidades, como diabetes, hipertensão, entre outras doenças. Uma criança acima do peso tem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e 89% dos adolescentes obesos podem se tornar adultos obesos”, revela.

Bianka ressalta ainda, o aumento expressivo do número de atendimentos no programa Saúde Inteligente, do Plano Santa Casa Saúde Piracicaba, principalmente após o período de distanciamento social. “A pandemia da covid-19 contribuiu para o aumento do número de casos da obesidade infantil, agravando a situação; afinal, houve mudanças importantes na rotina das crianças, entre elas o sedentarismo, pois as crianças ficaram mais tempo em casa sem praticar atividade física, tendo aulas ou passando boa parte do tempo em frente ao computador, o que aumenta a ansiedade,  inclusive deviso à ociosidade e dificuldade frente à mudança abrupta da rotina, que alterou inclusive a alimentação com o aumento do consumo de alimentos processados e ultraprocessados", explica.

Bianka alerta ainda que quando se fala em tratamento e prevenção é preciso lembrar que a obesidade infantil é multifatorial, ou seja, causada por diversos fatores, “portanto é preciso que os cuidados com a saúde ocorram de forma multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionistas, educadores físicos, saúde emocional e familiar”, ressalta.

DICA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

A nutricionista Bianka dá dicas de como montar um cardápio saudável e repleto de opções

Café da manhã:

- Pão/torradas integrais

- Queijos brancos como minas frescal ou meia cura ou creme de ricota ou cottage ou ovo

- Leite, porém não com achocolatado: puro ou batido com fruta ou com cacau em pó

- Frutas

Almoço/jantar:

- Arroz ou tubérculos (batata, mandioca, cará, inhame, purê..)

- Feijão ou demais leguminosas como grão de bico, ervilha, lentilha..

- Salada e legumes de acordo com a preferência (importante variar para que o dia e a semana sejam bem coloridos

- Mistura (carne bovina, suína, frango, peixe ou ovos

Lanches intermediários as refeições principais:

- Panqueca de aveia

- Iogurtes

- Frutas

- Pães integrais

- Vitaminados

- Castanhas

- Bolinhos saudáveis a base de aveia e frutas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...