Pular para o conteúdo principal

Conchal: EMEF “Professor Antônio Agostinho Batista” apresenta o Projeto Minhas Palavras


Por: Maria Castilho - Coordenadora Pedagógica (CAIC)
 

Agosto chegou, trazendo consigo o lançamento do nosso projeto “Minhas Palavras”.

Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir.

(Fernando Pessoa)

A criança precisa da nossa escuta, precisa de incentivos para que transforme a escrita em um meio de buscar autoconhecimento e entender sentimentos, muito mais do que somente uma forma de contar histórias.

Este projeto consiste em escrever de forma dirigida sobre temas subjetivos, sem se preocupar com estrutura do texto, rimas ou regras gramaticais, o objetivo é que esta escrita ocorra de maneira natural, porém o educando será sempre estimulado a aplicar o que se aprende em sala de aula.

A leitura proporciona um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita. Por este motivo intercala-se com a leitura e ou o “Projeto Leitura”.

Assim, este projeto tem como objetivo práticas de leitura e escrita, partindo do princípio que se aprende a escrever, escrevendo e que se adquire fluência leitora com o hábito da leitura. Neste sentido, através do caderninho “MINHAS PALAVRAS”, os alunos poderão expressar seus pensamentos e sentimentos, além de transmitir informações e ensinamentos.

Ressalta-se aqui importância de a escola oferecer recursos para que os alunos se constituam como autor de seus próprios dizeres, que expressem hipóteses e registrem suas ideias.

Nesse processo, o professor tem relevante papel, visto que, precisa saber escutar as interpretações dos estudantes, mesmo que, à primeira vista, pareçam estranhas. É válido lembrar que este projeto não tem a pretensão de imposição de sentidos únicos.

Ocupar o lugar de autor envolve responsabilizar-se pelo seu dizer, pelo aspecto da escrita, como mostra o filósofo Michel Foucault (2004), quanto pelas marcas subjetivas que deixamos, queiramos ou não, tenhamos consciência disso ou não.

Veja fotos:
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...