Pular para o conteúdo principal

Simone Tebet (MDB) anuncia apoio a Lula no 2º turno das eleições - Decisão da candidata derrotada na corrida presidencial evidencia racha no partido


A Candidata à Presidência derrotada no primeiro turno, Simone Tebet (MDB) anunciou nesta quarta-feira, 4, seu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa o segundo turno das eleições contra Jair Bolsonaro (PT). https://www.terra.com.br/noticias/eleicoes/simone-tebet-anuncia-apoio-a-lula-no-2-turno-das-eleicoes,c2b773c1c38928bb4f39ffccf2d3540c0exb8h1v.html

Em pronunciamento, Tebet diz que mantém críticas a Lula, mas que depositará nele o seu voto por "reconhecer seu compromisso com a democracia e com a Constituição". "O que desconheço no atual presidente", completou, fazendo menção a Jair Bolsonaro.

A senadora lembrou que se lançou candidata "diante de um País dividido pelo ódio e pela polarização ideológica que não apresentava soluções para os problemas do Brasil", agradeceu os votos que recebeu no pleito e que, diante do que ocorreu no País nos últimos tempos, "não estou autorizada a abandonar as ruas."

Tebet reconheceu que criticou os dois candidatos que disputam o segundo turno - Lula e Bolsonaro, mas que, "pelo amor ao Brasil e pela democracia", pede desculpas a amigos e companheiros que imploraram a neutralidade de sua parte, "preocupados com seu capital político". Uma das resistências estava, inclusive, na vice de Tebet, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que declarou voto em branco.


"O que está em jogo é muito maior do que cada um de nós. Votarei pela minha consciência (...) Não anularei o meu voto, não votarei em branco. Não cabe a omissão", completou Tebet, que citou os quatro anos de governo Bolsonaro como um período em que o Brasil foi "abandonado na fogueira do ódio e desavenças, da negação que atrasou vacinas, da arma que ocupou o lugar dos livros, da mentira que feriu a verdade, e que o conceito de humanidade foi substituído pelo desamor."

Também nesta quarta-feira, o MDB divulgou comunicado no qual libera seus filiados a apoiarem quem quiserem neste segundo turno.

"Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição com relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência", afirmou o partido em nota assinada pelo presidente da legenda, deputado Baleia Rossi.

Partido rachado

O apoio de Tebet evidencia ainda mais a polarização dentro do MDB. Somente nesta quarta-feira, dois integrantes do partido anunciaram apoios opostos.

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho irá apoiar Lula, ao contrário de Ibaneis Rocha, governador reeleito do Distrito Federal, que reuniu-se com Bolsonaro nesta manhã e declarou apoio à reeleição do presidente.


Apoios

Desde que confirmou a ida ao 2º turno, Bolsonaro conquistou apoios importantes, como de Romeu Zema (Novo), reeleito no 1º turno em Minas Gerais, de Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador de São Paulo  e derrotado nas urnas no domingo, e Ratinho Júnior (PSD), que ficará no comando do Paraná por mais um mandato. Além deles, o atual presidente também tem palanque no Rio de Janeiro com a reeleição de Claudio Castro (PL).

Votos

Com a apuração em 100% das urnas eletrônicas, Simone Tebet obteve 4,16% dos votos, ou seja, 4.915.423 votos válidos nas eleições em 1º turno deste ano.

Disputam o segundo turno Lula, que teve 48,43% (57.259.504) votos válidos e Jair Bolsonaro, com 43,20% (51.072.345).

Para vencer a eleição em primeiro turno, um dos candidatos precisaria ter alcançado pelo menos 59.113.510 votos para vencer sem precisar disputar o segundo turno, de acordo com levantamento de O Globo.

Com mais 1.855.395 votos, Lula teria sido eleito no primeiro turno. Já o presidente Jair Bolsonaro  precisaria de 8.042.233 votos a mais para ter vencido.

A terceira colocada na disputa presidencial foi Simone Tebet, seguida por Ciro Gomes (PDT), que teve 3.599.201 votos (3,04%). Os outros candidatos somaram menos de 1% dos votos. https://www.terra.com.br/noticias/eleicoes/simone-tebet-anuncia-apoio-a-lula-no-2-turno-das-eleicoes,c2b773c1c38928bb4f39ffccf2d3540c0exb8h1v.html

*Terra



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...