Pular para o conteúdo principal

Black Friday: Saiba como identificar se um site é seguro - Veja dicas para não cair em golpes de endereços falsos

Originária dos Estados Unidos, a Black Friday se tornou popular em nosso país. Consolidada por aqui desde o ano de 2010, trata-se de uma data muito aguardada pelos consumidores, por lojas físicas e pelos e-commerces.

Em 2022, a Black Friday ocorrerá no Brasil no dia 25/11. Costumeiramente, a data marcada é sempre na última sexta-feira de novembro, em razão de ser o dia seguinte ao feriado de “Ação de Graças” comemorado nos Estados Unidos. Independentemente da data estabelecida, é comum encontramos diversas promoções anteriores ou mesmo após o dia do evento. São comuns as prorrogações das ofertas.

Como se sabe, a Black Friday teve início no Brasil através do e-commerce, recebendo posteriormente a adesão de lojas físicas. Por esta razão, pensando não apenas no volume de compras que teremos nos próximos dias pela internet, mas também para os demais dias do ano, é importante que o consumidor se previna para não cair nos golpes dos “sites falsos”. Identificar a segurança de um site antes de efetuar uma compra é fundamental para evitar que a pessoa se torne mais uma vítima de golpes online.

É comum sites falsos apresentando ofertas extremamente vantajosas para compras online. E a oferta, muitas vezes sedutora, acaba tomando lugar da precaução. O resultado são consumidores que surgem como novas vítimas de fraudes.

Você sabe como identificar um site é seguro?

Seja desconfiado:  Não clique em links ou banners estranhos. Você não sabe para onde será redirecionado. Não há como precisar se o direcionamento será para uma página segura ou mesmo se existe algum potencial risco para o seu computador.

Evite links recebidos por e-mails ou por terceiros. Procure sempre digitar o endereço do site na barra do seu navegador e perceba se o endereço irá te direcionar para o site que pretende acessar. Após abertura do site, confira se o endereço apresentado no navegador é aquele que você digitou.


Confira a veracidade da URL do site: Existem diversas páginas falsas que utilizam domínios semelhantes ao de lojas conhecidas do público em geral. É importante conferir se o navegador web apresenta HTTPS e se

existe um “ícone de cadeado” ao lado do endereço da loja, muito útil para saber se a página é segura.

Confira a existência de informações obrigatórias: As lojas virtuais no Brasil são obrigadas a disponibilizar informações estabelecidas pela “Lei do E-Commerce”, conforme Decreto Federal 7.962/2013. Os sites devem expor, em local de destaque e de fácil visualização, o nome da empresa, seu CNPJ ou CPF do vendedor, seu endereço físico e eletrônico da companhia, bem como outras informações necessárias para sua localização e contato.

Verifique a situação cadastral do CNPJ na Receita Federal: É simples e gratuito consultar um CNPJ pelo site da Receita Federal, onde será possível saber se a empresa está ativa ou apresenta alguma irregularidade.

Consulte a lista do Procon-SP: O Procon-SP mantém uma lista de lojas online que o órgão indica como não confiáveis, de várias cidades. A consulta pode ser feita pela página “Evite Esses Sites”. 

Utilize ferramentas online informativas sobre sites: Diversas são as páginas que podem ser acessadas para obtenção de informações sobre sites. Estas plataformas mantêm extensos bancos de dados com o cadastro de sites, fornecendo rápidas análises sobre a confiabilidade de milhares de links. Como exemplo temos o “Site Confiável”. Basta entrar no site e efetuar a pesquisa.

Como sempre digo, “muitas vezes o barato sai caro”. É preciso estar sempre atento, não apenas aos preços e condições de pagamento. É fundamental saber onde comprar. Esteja sempre atento e boas compras.

*JP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...