Pular para o conteúdo principal

Tarcísio afirma que não vai retirar câmeras de uniformes de PMs em SP no início da sua gestão

 


O novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve sua primeira reunião com o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), na última quinta-feira, 5.

Um dos temas tratados no encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes foi a possibilidade de rever o programa Olho Vivo, que introduziu o uso de câmeras nos uniformes da Polícia Militar do Estado.

Anteriormente, o secretário de Segurança Pública da nova gestão, Guilherme Derrite, disse em entrevista a uma rádio do interior do Estado que pretende rever o programa. A expressão provocou uma série de reações.

O Ministério Público destacou que a expressão de “rever o programa” poderia ser encarada como uma “autorização para que os policiais tenham licença para matar”; o Ministério da Cidadania e Direitos Humanos do governo federal emitiu uma nota demonstrando preocupação de que o programa seja encerrado.


Um estudo da Fundação Getúlio Vargas contratado ainda na gestão de Rodrigo Garcia (PSDB) revelou que o uso de câmeras portáteis nos uniformes de PMs de São Paulo evitou 104 mortes, uma redução de 57% em relação ao período anterior em que a medida entrou em vigor. Questionado sobre a declaração do secretário, Tarcísio afirmou que toda política pública deve ser reavaliada, mas assegurou que ações com bons resultados vão continuar. “Não existe desalinhamento nenhum. É a questão temporal. Neste primeiro momento nada muda. O programa de câmeras tem gerado suas avaliações positivas, tem trazido uma percepção de segurança para segmentos importantes da sociedade, aqueles segmentos mais vulneráveis, que precisam ter essa percepção de segurança. Então, não vamos alterar nada. Ao longo do tempo, nós vamos observar e reavaliar a política como qualquer outra política”, declarou o governador.

A reunião no Palácio dos Bandeirantes durou cerca de duas horas. Além do governador e do prefeito da capital paulista, participaram secretários estaduais e municipais de diversas pastas. Estado e prefeitura também afirmaram que vão se unir para tentar acabar com a Cracolândia, na região central da cidade de São Paulo.

Segundo Tarcísio, o plano inicial na região prevê ações nas áreas da saúde e assistência social: “Nós vamos integrar uma série de políticas públicas, a política de assistência social no que diz respeito a capacitação, reinserção no mercado de trabalho; a política de saúde com a recuperação, o tratamento dos dependentes químicos, o aumento da nossa capacidade de recepção nesse sistema, a gente vai oferecer mais vagas para recuperação de tratamento de dependente químico; as ações na segurança pública, e aí entra essa questão de tecnologia, de monitoramento, para impedir o livre fluxo da droga, o livre fluxo dos traficantes; a questão da habitação, para que a gente aumente e oferte moradia e possa ter abrigo para essas pessoas que vão ser retiradas da rua; e os projetos de revitalização no centro”, disse.

Uma nova reunião para tratar sobre as ações da Cracolândia está prevista para o dia 23 deste mês, com a presença também do Ministério Público, do poder Judiciário e integrantes da sociedade civil.


*Com informações do repórter David de Tarso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...