Pular para o conteúdo principal

Quaresma: o que é e qual a importância deste período?


Você já ouviu falar da Quaresma? Entenda neste post o que é, como surgiu, a importância deste período para a religião católica e o que os praticantes realizam durante os quarenta dias que antecedem a celebração da Páscoa.

O que é a quaresma?

O período da quaresma remete aos quarenta dias que antecedem a Páscoa, isto é a ressurreição de Jesus Cristo, celebrado sempre aos domingos desde o século IV. Este período é celebrado pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana.

A quaresma tem início na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos, ou seja, o anterior ao domingo da Páscoa.

O ciclo Pascal concebe três momentos: a preparação, a celebração e o prolongamento. O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa.

Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne. 


Além disso, a Igreja veste os ministros com a cor roxa, que simboliza tristeza e dor. Na quarta-feira de cinzas, quando se inicia a quaresma são realizadas missas e os fiéis na religião católica são marcados na testa com a cor cinza, para relembrar a o fim da própria mortalidade.

Essa prática é uma tradição bíblica que representa figuras importantes que jogavam cinzas em sua cabeça como forma de arrependimento por seus pecados.

Quaresma de São Miguel

A quaresma de São Miguel são os quarenta dias entre 15 de agosto até 29 de setembro do ano litúrgico. Este período foi criado por São Francisco de Assis em 1224 em homenagem ao Arcanjo Miguel. Durante a quaresma também devem ser feitos serviços religiosos como jejuns e orações.

Diferença entre Quaresma no antigo e novo testamento

Antigo Testamento

O número 40 aparece na bíblia em diferentes momentos, além de representar períodos de duração significativos para a comunidade judaica e cristã.

No antigo testamento, na história de Noé após construir a Arca e ocorrer o dilúvio passa-se quarenta dias até conseguirem chegar em terra firme.

Já na história de Moisés, o povo judeu percorre o deserto do Egito durante quarenta anos até a chegada na Terra prometida.

Novo Testamento

No novo testamento quarenta dias após o nascimento de Jesus, Maria e José levam-o ao Templo de Jerusalém. Além disso, antes de Jesus Cristo fica no deserto por quarenta dias sem comer antes de começar sua vida pública.

Quaresma no Brasil

A Quaresma no Brasil é um ato de muita devoção por parte dos fiéis e existe desde a década de 70 no país. Para os religiosos, o período significa acompanhar a caminhada de Jesus Cristo para a Páscoa, lembrando o ato de amor do sacrifício feito por Ele.



Stoodi 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for