Pular para o conteúdo principal

Conchal: Moradores do Boa Vista temem desabamento por conta de erosão no asfalto e calçadas da rua Antônio Otte;veja o que diz prefeitura

Moradores da rua Antônio Otte, no bairro Boa Vista em Conchal, vivem há pelo menos dois anos o medo de verem seus imóveis desabarem, ou pelo menos parte deles.

Uma erosão provocada por possível falha de planejamento da obra de construção do bairro, fez com que parte das calçadas perdessem a estrutura.

Em 2021 uma moradora do local chamou a atenção para o problema, quando ficou impedida de estacionar o veículo em sua garagem e, nem mesmo, deixa-lo em frete a residência em que mora, por risco de desabamento.

Naquela época o F5 esteve no local para registrar o ocorrido. Homens da prefeitura estiveram no lugar e fizeram a manutenção na rua, porém as calçadas continuaram com o problema.


Durante a manutenção acontecida em 2021, ficou constatado que, os postes de energias foram fixados na calçada e, em cima dos condutores de água. As estacas de aterramento utilizados na fixação dos postes, furaram a tubulação, fazendo com que a água penetrasse na terra e, com o tempo, provocasse  a erosão.

Em 2021 o problema aconteceu em uma residência próxima a esquina da rua, porém, o problema persistiu e, moradores das residências mais acima da rua estão sofrendo com o medo. Veja vídeo abaixo:


“Estou com medo de alguma criança passar por aqui e acabar afundando. A prefeitura isolou a área, mas criança acaba passando correndo sem nem perceber o perigo”, disse Welington, morador da casa que teve a calçada interditada pela prefeitura.

Outro morador disse que o medo é constante, pois ninguém sabe ao certo, o quanto a estrutura do lugar está comprometida.


“A vezes eu nem durmo direito, pois tenho medo de desabamento, principalmente quando chove. Ninguém da prefeitura deu uma certeza por escrito, de que estamos seguros de verdade”, contou a dona de casa que pediu para não ser identificada.

O que diz a prefeitura?

Nesta manhã (20/03) o F5 foi até a prefeitura e se reuniu com o diretor administrativo do município e, com o responsável pelo departamento de obras. Apresentamos a imagens que registramos e falamos sobre os depoimentos que recebemos dos moradores.

A prefeitura de Conchal se comprometeu a resolver definitivamente o problema que é enfrentado pelos moradores há anos. Ainda nesta segunda feira-feira (20), foi dado início a abertura de processo, em regime de urgência, para a contratação de empresa, que deverá fazer o estudo técnico da área (toda a rua) e, assim realizar as obras em todo o perímetro que foi afetado com a infiltração.


Questionados sobre a responsabilidade da construtora que executou a construção do bairro e/ou da empresa de energia que fixou os postes em cima das tubulações, a prefeitura informou que, neste momento tem urgência em resolver o problema no local, para poder dar a segurança necessária aos moradores. Quanto aos responsáveis pela causa do problema, a prefeitura irá deixar para um segundo momento, pois a prioridade é a solução da questão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...