Pular para o conteúdo principal

Feira de domingo em Conchal passará a acontecer apenas na rua vereador Sebastião Camargo a partir do próximo final de semana

A feira de domingo que acontece há décadas na rua Victor Fraveto, em Conchal, passará a ser realizada exclusivamente na rua vereador Sebastião Camargo, onde alguns poucos feirantes e ambulantes já se reúnem deste 2017. O local onde encontram-se os boxes não sofrerá nenhuma alteração. A nova medida passará a valer a partir do próximo domingo 02/04.

Desde 2017 a prefeitura tenta efetivar essa mudança, fato este, que desde essa data a prefeitura deixou de liberar novas inscrições para a montagem de barracas na rua Victor Fraveto, liberando espaço apenas para a rua paralela, a vereador Sebastião Camargo, espaço onde não existe residências.   

Atualmente o lugar concentra cerca de 34 barracas entre feirantes e ambulantes e, 30 boxes dentro da central de abastecimento.   

Os feirantes e ambulantes já foram comunicados por ligação telefônica ou carta e, também, estão recebendo orientações da fiscalização municipal, através de um grupo de WhatsApp reservado apenas para os comerciantes que atuam na feira.


Inicialmente, a notícia sobre a mudança não foi bem vista pelos feirantes e ambulantes, porém , aos poucos, a situação está sendo ajustada entre as partes envolvidas.

O que diz a prefeitura

O F5 Conchal conversou com o prefeito Vando Magnusson que, desde o início de seu primeiro mandato (2017) como gestor municipal, tentar fazer essa mudança.

O prefeito justificou que, é necessário que se faça valer o direito constitucional de ir e vir, algo que há décadas as pessoas que possuem residência na rua Victor Fraveto não têm.

“Já imaginou morar na rua Victor Fraveto, onde a maioria dos comerciantes se reúnem e, aos domingos, você não poder receber uma visita que venha de carro pois as barracas montadas na frente da sua casa não permitem que estacione carros? Imagina se o morador precisar sair com o carro? Imagina se uma pessoa precisar ser atendida com urgência pelo SAMU, como que faz para ambulância entrar lá?”, questionou o prefeito.

“Os moradores daquele trecho da rua acabam acordando as 3 da madrugada aos domingos, por causa do barulho que é feito com a montagem das barracas. O domingo que todo mundo quer dormir um pouco mais, para eles não dá, por causa do movimento”, concluiu.

Atrações


O prefeito Vando Magnusson falou à nossa reportagem que  solicitou ao setor de cultura e turismo do município, para que prepare uma programação para colocar música ao vivo aos domingos na feira.

“Falei pro Guidá (chefe do turismos), para preparar alguma programação para levar música ao vivo pra feira. Vamos esperar os comerciantes se adaptarem e depois vamos fazer algumas atrações para motivar a população de irem na feira de domingo”, disse o prefeito.

Boatos

Alguns comerciantes ventilaram em grupos de WhatsApp e até mesmo ao F5, a versão de que o atual presidente da Câmara Municipal, Airton Correa da Costa, o Ito, teria trabalhado para retirar a feira da frente da SAJE, lugar onde acontece jogos de futebol e, tem como um dos cuidadores o vereador. O pensamento seria que Ito estaria querendo privilegiar o comércio (bar) de dentro do SAJE e, também, os frequentadores do local que acabam não tendo com estacionarem os seus veículos próximos ao campo por conta da feira de domingo.

O prefeito Vando Magnusson falou que isso é apenas boatos, pois ele mesmo é quem sempre quis fazer essa mudança, desde que era vereador.

“Quando eu era vereador eu já não achava certo o lugar da feira porque atrapalhava a vida das pessoas que moram lá. Quando fui eleito prefeito eu já tinha tentado mudar, mas na época não consegui. Então determinei que não liberassem mais novas inscrições para aquela rua (Victor Fraveto), porque queria fazer a mudança aos poucos. Passou o tempo e veio os dois anos de pandemia, e não consegui mexer outra vez. Agora podemos fazer isso e ainda oferecer atrações para melhorar o movimento no lugar”, explicou o prefeito.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...