Pular para o conteúdo principal

Vítimas caem em golpe do falso vendedor e GCM Conchal evita maiores prejuízos aos envolvidos


A Patrulha Rural da Guarda Civil Municipal de Conchal, conseguiu interceptar na tarde de ontem, terça-feira (14), na Rodovia Wilson Finardi (SP-191), um caminhão prancha carregado com um trator Massey Ferguson, que teria sido adquirido em uma transação do golpe do falso vendedor.

Inicialmente, os GCMs de Conchal haviam recebido a informação através da GCM do município de Engenheiro Coelho, sobre um possível roubo de trator e, que, o veículo estaria em um caminhão, seguindo sentido Conchal, porém ao conseguirem encontrar e abordar o veículo, o motorista informou que teria comprado a máquina, chegando a apresentar um comprovante de pagamento feito por Pix, no valor de 20 mil.

Os GMs fizeram contato com a vítima, proprietário legitimo do trator, que relatou que nenhum valor havia caído em sua conta e, que não havia autorizado que carregassem o trator. Diante da situação o condutor do caminhão que carregava o trator e, o proprietário da máquina, foram conduzidos à delegacia.

Na delegacia ficou constatado que ambos haviam caído no golpe do falso vendedor.


A vítima, proprietário do golpe, que mora no município de Campinas e possui propriedade rural no município de Engenheiro Coelho, havia anunciado o trator em um site de vendas, pelo valor de 50 mil.

O motorista do caminhão que carregava a máquina, comprou o trator no mesmo site de vendas, porém por valor inferior (20 mil) ao do anúncio verdadeiro, certo de que estava comprando algo de forma legitima, o mesmo foi até a propriedade rural, sendo atendido por funcionários do local, onde conseguiu carregar o equipamento.

Na delegacia, as duas vítimas entraram num acordo, tendo o motorista do caminhão pago 25 mil para o verdadeiro dono do trator, concluindo assim a negociação.

Os 20 mil pagos anteriormente, foi depositado na conta do golpista que deve ser investigado pela polícia.

Entenda como funciona esse tipo de golpe:

Esse tipo de fraude é complexo e mostra do que os criminosos são capazes para obter dinheiro de forma ilegal.

Ao procurar um veículo para venda pela internet, o golpista escolhe um anúncio e se mostra interessado em adquirir o veículo. Essa é a desculpa para ele entrar em contato com o vendedor e fazer perguntas sobre o veículo. Assim, com todas as informações necessárias para realizar o golpe, é criado um novo anúncio, com as mesmas características, porém, com um preço mais baixo do que o do anúncio original e com o telefone dele (golpista) para contato.

Após entrar em contato com o vendedor, o golpista espera alguém se interessar pelo anúncio falso.

Quando um comprador entra em contato através do anúncio falso, o vendedor lhe diz que a venda do veículo resolverá uma dívida. Dessa forma, gera confiança, ao explicar a suposta razão do preço abaixo do mercado.

Já tendo todas as informações sobre o veículo e, sobre o verdadeiro interessado na venda, o golpista até convida o comprador para ir ver o veículo, dando mais segurança à negociação. Dessa forma, consegue concretizar a venda.

A vítima (comprador), faz o deposito do pagamento na conta informada pelo golpista. Já o verdadeiro vendedor nem ver a cor do dinheiro.

O golpe se concretiza quando o comprador transfere o dinheiro para o criminoso e não para o anunciante original. O golpista pode até enviar um falso comprovante para o vendedor, mas o dinheiro não entrará na conta e, portanto, o carro não será entregue. A conta falsa é deletada e as vítimas não têm a quem recorrer a não ser registrar um boletim de ocorrência na polícia.

A utilização do texto e imagem só é autorizada se revelada a fonte, F5 Conchal e Região. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...