Pular para o conteúdo principal

CMDCA de Conchal publica edital para eleição dos Conselheiros Tutelares; acesse edital

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Conchal publicou no Diário Oficial do Município neste dia 04/04/2023 o Edital de Abertura do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Conchal. O processo conta com o apoio da Prefeitura Municipal e é acompanhado pelo Ministério Público da comarca.

O documento define como serão feitas as inscrições, as exigências para o cargo, datas e prazos para cada etapa do processo, regras de campanha e fixa o dia da eleição para 1º de outubro de 2023.

Os conselheiros tutelares de Conchal têm uma jornada semanal de 40 horas, pela qual recebem R$2.287,22 mensais.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo e permanente que integra a administração pública local. De acordo com a legislação mais recente, seus membros são eleitos por voto direto e têm mandato de quatro anos—o mandato atual se encerra dia 9 de janeiro de 2024. Sendo assim, novas eleições devem ocorrer para a escolha dos novos membros titulares e de seus respectivos suplentes para o próximo mandato, que vai de 2024 a 2028.



De acordo com o Edital, as inscrições para os candidatos ocorrem nos dias úteis entre 10 e 28 de abril, das 8h às 11h e das 13h às 16h no Departamento de Promoção e Assistência Social (Avenida Prefeito Francisco Magnusson, 1050, Jardim do Lago). As candidaturas aprovadas serão divulgadas no dia 26/05/2023, já com previsão de prazo para eventuais recursos dos interessados.

Todos devem realizar a Avaliação de Conhecimentos Específicos, que é classificatória e eliminatória. Nessa etapa os candidatos devem obter nota mínima de 60 % de acertos para seguirem adiante no processo.

Os interessados em se candidatar a Conselheiro Tutelar do Município devem cumprir as seguintes exigências, entre outras:

·        Ter reconhecida idoneidade moral;

·        Possuir idade superior a 21 (vinte e um) anos;

·        Residir no Município de Conchal/SP;

·        Experiência mínima de 2 (dois) anos na promoção, controle o defesa dos direitos da criança e do adolescente em entidades registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA; ou curso de especialização em matérias de infância e juventude com carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas;

·        Estar em pleno gozo dos seus direitos civis e políticos; 

·        Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo
masculino;

·        Possuir nível de escolaridade correspondente ao ensino médio completo;

·        Não ser membro titular ou suplente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;

·        Ter disponibilidade de dedicação no período de funcionamento do Conselho Tutelar do qual faz parte, bem como permanecer de sobreaviso e cumprir plantões presenciais (períodos noturnos, feriados e finais de semana);

·        Não registrar antecedentes criminais

 Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Nesse sentido, são acionados sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela sociedade, pelo Estado, pelos pais ou responsáveis ou por sua própria conduta.

Veja todas as informações sobre o Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Conchal no Edital publicado no dia 04 de abril de 2023 no Diário Oficial do Município, neste link:

https://www.govbrdioenet.com.br/public/uploads/diarios/2023/04/e2fe6c65da99d2025e57a7ec0211168f.pdf

Maiores informações Departamento de Promoção e Assistência Social (Avenida Prefeito Francisco Magnusson, 1050, Jardim do Lago) no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h, ou pelo tel.: (19) 3866-2187



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...