Pular para o conteúdo principal

Crime nas divisas: Segurança de SP prepara ação conjunta com PR, RS, MS e SC

Em mais um avanço no combate ao crime organizado, a Secretária da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) estabeleceu diretrizes de atuação conjunta com os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

A cooperação é fruto de um encontro entre as forças de segurança dos estados participantes que aconteceu na quinta-feira (30/04) e sexta-feira (31), no Paraná. Agora, o próximo passo é a formalização da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que acontece no próximo evento, sediado São Paulo no mês de junho.

“O Estado de São Paulo irá sediar o próximo encontro, daqui a dois meses. Até lá, os setores técnicos de cada secretaria vai se debruçar nessa minuta de intenções para que possamos assinar, em São Paulo, o protocolo e integrar nossos serviços de inteligência. Já temos operações que serão realizadas nas regiões fronteiriças. A primeira será planejada pelo estado do Paraná, que sediou este primeiro evento, e a segunda, por São Paulo”, explicou o secretário Derrite.

Durante os dois dias, as forças policiais puderam elaborar um diagnóstico sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas forças públicas no combate ao crime organizado e da criminalidade em geral.


Na prática, o termo tem o objetivo de intensificar integradas, de vigilância e controle nas áreas limítrofes entre os estados e promover desenvolvimento conjunto de operações de segurança pública. Além disso, também prevê a cooperação tecnológica, o intercâmbio entre as bases de dados e a troca dos conhecimentos de inteligência e de informações operacionais.

O encontro também contou com a presença dos comandantes gerais das polícias militares e dos delegados gerais das polícias civis dos estados participantes, que também se reuniram para discutir e alinhar as próximas operações, seus respectivos cronogramas e estabelecer quais crimes serão combatidos de forma prioritária.

Destacando a importância da iniciativa, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Cássio Araújo de Freitas, enfatizou que a “criminalidade não tem fronteiras e nem divisas, por isso, as instituições de segurança devem estar sempre à frente”. “Precisamos estar integrados, nossos setores de inteligência precisam conversar e temos que estar capacitados a fazer operações para nossos colegas em nosso território. Com iniciativas como esta, vamos conseguir vencer a criminalidade, que é o que a sociedade espera da gente”, concluiu o coronel.

“Hoje em dia não conseguimos trabalhar isoladamente. Há um bom tempo estamos trabalhando integrados com outros estados. Esses encontros só trazem mais fortalecimento com esse tipo de cooperação entre as unidades. Com certeza saímos daqui com resultados positivos e ações concretas para que possamos combater o crime”, salientou o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Artur Dian.

A vigência do termo é de 60 meses após a assinatura e não gerará nenhuma transferência de recursos entre os estados. Além do secretário Derrite, também participaram do evento os secretários da Segurança Pública coronel Hudson Leôncio Teixeira, do Paraná, Sandro Caron de Moraes, do Rio Grande do Sul, Antônio Carlos Videira, do Mato Grosso do Sul, além do presidente do Colegiado Superior da Segurança Pública de Santa Catarina, Aurélio Pelozato da Rosa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for