Pular para o conteúdo principal

Agentes de Maduro e do governo brasileiro agridem jornalistas no Itamaraty


Pelo menos três jornalistas foram agredidos durante a saída de autoridades do evento que reuniu presidentes da América do Sul no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta terça-feira (30/5). De acordo com testemunhas, a repórter Delis Ortiz, da TV Globo, foi atingida com um soco durante um tumulto após a realização do encontro dos chefes de Estado.

No momento em que ocorreu a confusão, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, estava deixando o prédio junto com a comitiva. O tumulto envolveu seguranças do governo brasileiro e da Venezuela. Outros profissionais de imprensa relataram que foram empurrados quando tentavam realizar entrevistas.


Um outro jornalista teria levado uma chave de pescoço da equipe de seguranças. O evento ocorreu sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, o Itamaraty lamentou o caso e afirmou que as responsabilidades serão apuradas.

A Comunicação da Globo, em nota, repudiou as agressões e pediu que os responsáveis sejam punidos. "A Globo repudia ato de violência contra os jornalistas, se solidariza e aguarda as providências a serem tomadas pelo Palácio do Planalto para punição dos responsáveis".


A Secretaria de Comunicação da Presidência disse que tomará todas as providências para que o caso não se repita. "A Secretaria de Imprensa da Presidência da República se solidariza com a jornalista Delis Ortiz e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas. Todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita", informou.

De acordo com o governo, o objetivo do encontro foi estreitar laços comerciais e políticos com as nações vizinhas do Brasil. Maduro é alvo de críticas durante sua passagem pelo Brasil em razão da crise econômica, política e social na Venezuela.

*Correio Braziliense


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo é encontrado em área rural às margens da estrada Conchal–Martinho Prado

Acidente na SP-191 em Conchal deixa seis vítimas; mortes envolvem homem de 26 anos e mulher de 65

Condutores relatam risco em acessos de Conchal devido a mato alto às margens da SP-191 - A demanda foi formalmente encaminhada pelo F5 à concessionária responsável

Polícia Civil apreende drogas, arma e dinheiro em "Casa-bomba" no Parque Industrial, em Conchal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal