Pular para o conteúdo principal

MPF pede cancelamento das frequências da Jovem Pan - Órgão pede ainda que emissora pague indenização de R$ 13,4 milhões

O Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Justiça Federal  suspenda as outorgas que autorizam o funcionamento da Rádio Jovem Pan. De acordo com a ação, a emissora cometeu "abusos sistemáticos e multifacetados" dos direitos de radiofusão ao atentar contra o processo eleitoral em 2022, além de incitar a desobediência de leis e decisões judiciais e entrar em campanha de desinformação.

Na ação, o Ministério Público afirma que a emissora veiculou conteúdos que tentaram, sem provas, descredibilizar o sistema eleitoral. "A Jovem Pan disseminou reiteradamente conteúdos que desacreditaram, sem provas, o processo eleitoral de 2022, atacaram autoridades e instituições da República, incitaram a desobediência a leis e decisões judiciais, defenderam a intervenção das Forças Armadas sobre os Poderes civis constituídos e incentivaram a população a subverter a ordem política e social", destaca o MPF.

Os procuradores do MPF também pedem a aplicação de multa de R$ 13,4 milhões a título de danos morais coletivos, além da obrigatoriedade, durante quatro meses, da veiculação de peças informativas que destaquem a segurança do sistema eletrônico de votação.

"Com as informações falsas e sem fundamento que veiculou de maneira insistente, a Jovem Pan contribuiu para que um enorme número de pessoas duvidasse da idoneidade do processo eleitoral ou tomasse ações diretas como as vistas após o anúncio do resultado da votação, especialmente o bloqueio de estradas em novembro passado e o ataque de vandalismo em Brasília no dia 8 de janeiro", completa o texto divulgado pelo Ministério Público.

A Jovem Pan é uma das emissoras de rádio mais antigas do país, fundada em 1944. As sedes da empresa estão em São Paulo e em Brasília e são retransmitidas para todo o país por meio de afiliadas. O MPF afirma ainda que o veículo de comunicação atinge milhões de ouvintes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal