Pular para o conteúdo principal

Câmara de Comércio Suíço-Brasileira adere ao Acordo Ambiental São Paulo - Iniciativa para redução de emissões soma 1,7 mil adesões de empresas, governos e ONGs; Consulado Suíço será observador internacional


A Câmara de Comércio Suíço-Brasileira (SwissCam) assinou, nesta terça-feira (04), o termo de adesão ao Acordo Ambiental São Paulo, iniciativa do Governo de SP que une a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Secretaria de Negócios Internacionais e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Atualmente, são mais de 1,7 mil participantes – entre empresas, governos e outras instituições –, que assumiram o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito-estufa e buscar a sustentabilidade.

Na mesma cerimônia, no Palácio dos Bandeirantes, o Consulado da Suíça em São Paulo foi oficialmente nomeado como um dos observadores internacionais do Acordo Ambiental São Paulo.

“Este é um esforço conjunto do governo de São Paulo para enfrentar um dos maiores desafios da humanidade: os efeitos das mudanças climáticas. É fundamental que a iniciativa privada participe e que outros governos nos apoiem, para alcançarmos os melhores resultados possíveis”, afirma Natália Resende, secretária titular da Semil.

Chefiada pelo conselheiro federal da Suíça, Guy Parmelin, a delegação do país, composta por empresas e representantes do governo, assinou, ainda, com a Secretaria de Negócios Internacionais, um termo de cooperação técnica nas áreas de economia, tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Durante o encontro, também foi realizado o “Fórum de Infraestrutura e Corrida para o Net-Zero em São Paulo”, no qual foi apresentado à comitiva suíça o portfólio de projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas (PPPs), com destaque para os projetos ligados à transição energética. O evento contou também com dois painéis sobre investimentos em infraestrutura ferroviária, saneamento, energia e tecnologia limpa.

Acordo Ambiental São Paulo

Coordenado pela CETESB, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Secretaria de Negócios Internacionais, o Acordo Ambiental São Paulo tem como objetivo incentivar empresas paulistas, associações, municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC.

A adesão voluntária será automaticamente renovada até 2030, com o objetivo de promover a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEEs) ao longo dos próximos 10 anos. O Acordo também estabelece o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes no combate às mudanças climáticas, além de receberem apoio técnico governamental.

Essa iniciativa incentivará a adoção de novas tecnologias e soluções inovadoras, destacando o papel de liderança do Estado na agenda climática.

*Veja mais acessando Governo do Estado de São Paulo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for