Pular para o conteúdo principal

Ciclones em SC: meteorologista revela formação de um sistema de baixa pressão antes do fenômeno - A formação de dois ciclones extratropicais acende um alerta quanto a condição do tempo em Santa Catarina para os próximos dias; veja o que esperar


A formação de dois novos ciclones extratropicais acende um alerta quanto a condição do tempo em Santa Catarina para os próximos dias. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, nesta sexta-feira (7), haverá a formação de um sistema de baixa pressão, que antecede a chegada desse fenômeno.

Conforme explicou Scheuer, a formação deste sistema de baixa pressão deve acontecer entre o Litoral Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Com isso, deve trazer chuvas pouco volumosas na região da Serra catarinense e no Sul do Estado.

Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, a sexta-feira conta com o aumento das nuvens nas áreas de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com chance de chuva isolada. Ainda, no Litoral Sul há chance de pancadas de chuva isoladas com trovoadas a partir da tarde.

Ciclone se forma no sábado e traz chuvas fortes com trovoadas

Ainda, conforme o meteorologista Piter Scheuer, esse sistema de baixa pressão evolui gradativamente no sábado (8) para um ciclone extratropical que permanecerá sobre o oceano na costa catarinense. Scheuer reforça que, com isso, haverá a ocorrência de chuvas fortes com trovoadas em todas as regiões de Santa Catarina.

Ainda, poderá acontecer a formação de temporais localizados com chuvas mais volumosas, em especial da região Oeste ao Sul do Estado. Contudo, o tempo só será afetado fortemente com a formação de outro ciclone extratropical.

Segundo a Defesa Civil, a frente fria que avança sobre o Estado ao longo do sábado contribui para o risco baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos.

Amanhecer de sábado deve ser frio

O amanhecer de sábado será com temperaturas de 9°C a 15°C nos Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana e de 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 16°C no Planalto Sul, variam de 20°C a 25°C da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, Extremo-Oeste e Oeste, e de 16°C a 19°C nas demais regiões.

A Defesa Civil também reforça para a condição do vento que poderá contar com rajas com intensidade moderada. Conforme o órgão, haverá rajadas de ventos de 40 a 60 km/h em boa parte do Estado, e em torno de 65 km/h, pontualmente podendo ser mais intenso, na faixa litorânea de Santa Catarina.

Novo ciclone extratropical se forma entre a terça e quarta-feira em Santa Catarina

Conforme a Defesa Civil do Estado, a formação de um novo ciclone extratropical deve acontecer entre a terça (11) e a quarta-feira (12). O meteorologista Piter Scheuer ressalta que esse novo ciclone tende a trazer chuvas mais concentradas em Santa Catarina.

Ainda, o meteorologista afirma que a próxima semana contará com chuvas até a próxima quinta-feira (13). As pancadas de chuvas podem vir acompanhadas com trovoadas e risco para temporais com formação de células explosivas e tempestades severas, principalmente, na região do Oeste de Santa Catarina.

*Veja mais acessando NdMais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Autor de tentativa de autoextermínio em Conchal é preso pela Polícia Civil no hospital por tentativa de feminicídio registrada horas antes

GCM de Conchal salva homem em grave situação de risco no Cemitério Municipal

Celebração das atividades da Feliz Idade em Conchal reúne centenas de pessoas no Centro Poliesportivo "Rei Pelé"

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Chuva de meteoros Geminídeas atinge pico entre sábado e domingo e pode ser observada no Brasil