Pular para o conteúdo principal

Novo ciclone extratropical em formação deve afetar três regiões do Brasil com ventos intensos de até 80 km/h

Um novo ciclone extratropical está previsto para se desenvolver na região Sul do Brasil a partir da sexta-feira (18), de acordo com informações fornecidas pela Climatempo. Os impactos desse sistema climático também deverão ser sentidos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

A previsão é que o ciclone se forme ao longo da costa, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Como consequência, já na sexta-feira, áreas da região Sul e a parte meridional do Mato Grosso do Sul podem experimentar chuvas intensas, com o risco de ocorrência de temporais.

A Climatempo emitiu alerta para o fato de que algumas dessas áreas poderão enfrentar rajadas de vento alcançando velocidades de até 70 km/h.

Os efeitos do ciclone extratropical deverão alcançar o Sudeste no sábado (19), quando uma frente fria se originará a partir desse sistema climático e avançará sobre a região. São previstas chuvas abrangentes na maior parte do Mato Grosso do Sul, além de uma faixa que abrange o norte do Rio Grande do Sul até a divisa entre São Paulo e Paraná.


Além das chuvas intensas, o sistema também provocará ventos que poderão atingir até 60 km/h nas regiões Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (principalmente na parte sul e Triângulo Mineiro), Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Goiás.

Nas áreas litorâneas que se estendem do Rio Grande do Sul até a Costa Verde, no Rio de Janeiro, as rajadas de vento podem atingir velocidades de até 80 km/h. Segundo a Climatempo, esses ventos fortes também poderão resultar em condições agitadas do mar, particularmente no litoral do Rio Grande do Sul.

Ciclone afetou o litoral de São Paulo

Na sexta-feira (11), cidades do litoral de São Paulo enfrentaram situações decorrentes da passagem de um ciclone extratropical na região Sul do Brasil. Conforme a Defesa Civil do estado, ventos de até 57 km/h causaram danos e preocupações entre os moradores.

Em Santos, por exemplo, as rajadas de vento levaram à queda de uma árvore na praça Domingos Alucino, conforme relatou o coronel Onias, chefe da Defesa Civil do município.

O oficial esclareceu que a ocorrência foi ocasionada pelo fenômeno conhecido como "vento noroeste", frequentemente observado antes da chegada de uma frente fria, como a que está atualmente se deslocando do Sul em direção à região Sudeste.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem desaparece após viajar de Registro para Conchal e família busca informações

Conchal firma convênio com o Governo do Estado para construir praça no Jardim Planalto, próximo ao Posto de Saúde

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no bairro Esperança III, em Conchal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Obra na Avenida Manoel Gonçalves Neto, em Conchal, apresenta falhas e Prefeitura notifica o Estado