Pular para o conteúdo principal

Dia do Idoso: Educação de SP tem 3.073 estudantes com mais de 60 anos na EJA e no CEEJA



As escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) têm 3.073 alunos entre 60 e 90 anos de idade. Todos estão matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja).

Com a proximidade do Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, o ex-estudante da rede Rafael de Deus Vieira, ingressante na faculdade de Direito neste semestre, quer ser inspiração para que esse número cresça no ano letivo de 2024.

“Na zona leste de São Paulo, há uma escola que tem portas tão grandes quanto o tamanho da rua, e lá há espaço para todos. Além de acesso aos estudos e à realização de sonhos, ali as pessoas têm direito a café da manhã, almoço e jantar” conta Vieira, ao se referir ao Ceeja Clara Mantelli.

Os Ceejas oferecem aulas em formato flexível aos estudantes adultos. Os matriculados podem ir até a escola quantas vezes for possível durante a semana para sanar dúvidas com os professores. Ali, eles também devem realizar presencialmente as avaliações parciais e finais.

A formação no ensino fundamental e médio, como ocorreu com Rafael de Deus Vieira, é organizada em regime de eliminação de disciplinas, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores, devidamente comprovados.

Por exemplo, um estudante de 70 ou 80 pode estudar todos os conteúdos de matemática do ensino médio e fazer suas provas eliminatórias, depois as de língua portuguesa e, assim, sucessivamente.


“Eu precisei abandonar meus estudos aos 16 anos, quando mudei com minha família para São Paulo e vim sem o histórico escolar. Voltar a estudar é um sonho, assim como fazer faculdade de direito. Se Deus permitir, quero abrir uma imobiliária e usar meu aprendizado como advogado depois de formado para que pessoas não passem por dificuldades que passei ao longo da vida por não entender sobre legislações e regras imobiliárias”, afirma Vieira, que é proprietário de uma lavanderia há 49 anos.

Além de realizar seus próprios sonhos, Rafael também decidiu voltar a estudar para incentivar a filha a seguir o ensino superior. Hoje em dia, o pai tem bolsa integral em uma universidade de Guarulhos.

“A única coisa que não se perde no tempo é o conhecimento, este a gente leva para a eternidade. O Ceeja é acessível para qualquer pessoa que queira finalizar seus estudos, é só começar que a gente se sente estimulado e não quer parar”, enfatiza o ex-aluno.

Como voltar a estudar

Em todo o Estado, há 39 Ceejas e eles estão localizados em várias regiões (veja aqui). Em breve, uma nova unidade será inaugurada na cidade de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Nos Ceejas, o aluno pode dar início aos estudos em qualquer época do ano.

Para os 60+ que desejam voltar aos estudos e realizar seus sonhos, assim como Rafael de Deus Vieira, também é possível se matricular nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo de 2024.

Na EJA, é preciso seguir todas as disciplinas para cada ano do ensino fundamental e para cada série do ensino médio, e as aulas acontecem nas unidades da rede, no período noturno. Os anos finais do ensino fundamental podem ser concluídos em dois anos, e as três séries do ensino médio, em um ano e meio.

Para se matricular nos Ceejas é preciso ter ao menos 18 anos e apresentar:

Documento pessoal, como RG, CNH ou Certidão de Nascimento;

Comprovante de endereço (neste caso, pode ser documento de próprio punho);

Histórico escolar ou comprovante de escolaridade.

No Ceeja, a ausência de algum dos documentos não deve ser obstáculo para a matrícula. Por exemplo, caso o candidato não possua comprovante de escolaridade, o Centro deve aplicar avaliações para definir a classificação do aluno em determinado ano do ensino fundamental ou série do ensino médio, de acordo com o seu nível de conhecimento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...