Pular para o conteúdo principal

Dia da Vivência Sobre a Acessibilidade em Conchal: Três vereadores e vice-prefeita encararam desafio


No Brasil, o Estatuto da Pessoa com Deficiência é um marco essencial que garante direitos fundamentais, tais como proteção contra discriminação, acessibilidade, trabalho, educação, saúde, moradia, esporte e lazer para as pessoas com deficiência. No entanto, a implementação dessas garantias legais nos municípios ainda é um desafio, especialmente no que diz respeito à esfera cultural.

Diante desse cenário, o Conselho da Pessoa com Deficiência de Conchal em parceria com o F5 Conchal e Região, B&B Tintas e academia do Vitinho, promoveram um evento especial para conscientizar a população sobre a importância da acessibilidade no município de Conchal. O "Dia da Vivência Sobre a Acessibilidade no Município de Conchal" aconteceu em frente à Câmara Municipal no dia 17 de novembro.

O principal objetivo do evento foi proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar e compreender as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência em sua vida diária. Diversas atividades foram planejadas, incluindo a experiência de andar de cadeira de rodas, caminhar alguns metros com uma bengala e olhos vendados, dar uma volta pelas calçadas utilizando uma muleta e até mesmo utilizar os banheiros do prédio da Câmara Municipal utilizando uma cadeira de rodas e andador articulado.

A intenção era sensibilizar a comunidade e as autoridades locais para a realidade vivenciada por pessoas com deficiência, buscando promover mudanças efetivas. Neste primeiro ano do evento, poucas autoridades do município prestigiaram o ato e aceitaram os desafios propostos. Participaram a vice-prefeita Angela Caleffi, o presidente da Casa Legislativa, Airton Correia da Costa, o Vereador Marquinho Gato Bill e o Vereador Arlei Cavalheiro. Membros da comunidade e do Conselho da Pessoa com Deficiência também estiveram presentes. O proprietário da B&B Tintas, Silvio Obage, conhecido como Bagaceira, não apenas auxiliou na participação das autoridades, mas também enfrentou duas atividades, uma com os olhos vendados e utilizando muleta, e outra de cadeira de rodas.

O vídeo com todas as atividades está disponível na fanpage do F5 Conchal; acesse: https://www.facebook.com/f5conchal/videos/854065619839479


Além do "Dia da Vivência Sobre a Acessibilidade em Conchal," também ocorreu o 1° Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema central foi o "Cenário Atual dos Direitos Previdenciários e Assistenciais das Pessoas com Deficiência."

O fórum teve lugar no interior da Câmara Municipal de Conchal e abordou não apenas o panorama atual dos direitos das pessoas com deficiência, mas também contou com a palestra "Construindo um Brasil Inclusivo," ministrada pelo Dr. César Babler. A presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Letícia Francoso, também esteve presente, enriquecendo o evento com sua expertise e visão sobre a inclusão, assim como membros do Conselho da Pessoa com Deficiência do município de Limeira.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais