Pular para o conteúdo principal

Dia da Vivência Sobre a Acessibilidade em Conchal: Três vereadores e vice-prefeita encararam desafio


No Brasil, o Estatuto da Pessoa com Deficiência é um marco essencial que garante direitos fundamentais, tais como proteção contra discriminação, acessibilidade, trabalho, educação, saúde, moradia, esporte e lazer para as pessoas com deficiência. No entanto, a implementação dessas garantias legais nos municípios ainda é um desafio, especialmente no que diz respeito à esfera cultural.

Diante desse cenário, o Conselho da Pessoa com Deficiência de Conchal em parceria com o F5 Conchal e Região, B&B Tintas e academia do Vitinho, promoveram um evento especial para conscientizar a população sobre a importância da acessibilidade no município de Conchal. O "Dia da Vivência Sobre a Acessibilidade no Município de Conchal" aconteceu em frente à Câmara Municipal no dia 17 de novembro.

O principal objetivo do evento foi proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar e compreender as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência em sua vida diária. Diversas atividades foram planejadas, incluindo a experiência de andar de cadeira de rodas, caminhar alguns metros com uma bengala e olhos vendados, dar uma volta pelas calçadas utilizando uma muleta e até mesmo utilizar os banheiros do prédio da Câmara Municipal utilizando uma cadeira de rodas e andador articulado.

A intenção era sensibilizar a comunidade e as autoridades locais para a realidade vivenciada por pessoas com deficiência, buscando promover mudanças efetivas. Neste primeiro ano do evento, poucas autoridades do município prestigiaram o ato e aceitaram os desafios propostos. Participaram a vice-prefeita Angela Caleffi, o presidente da Casa Legislativa, Airton Correia da Costa, o Vereador Marquinho Gato Bill e o Vereador Arlei Cavalheiro. Membros da comunidade e do Conselho da Pessoa com Deficiência também estiveram presentes. O proprietário da B&B Tintas, Silvio Obage, conhecido como Bagaceira, não apenas auxiliou na participação das autoridades, mas também enfrentou duas atividades, uma com os olhos vendados e utilizando muleta, e outra de cadeira de rodas.

O vídeo com todas as atividades está disponível na fanpage do F5 Conchal; acesse: https://www.facebook.com/f5conchal/videos/854065619839479


Além do "Dia da Vivência Sobre a Acessibilidade em Conchal," também ocorreu o 1° Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema central foi o "Cenário Atual dos Direitos Previdenciários e Assistenciais das Pessoas com Deficiência."

O fórum teve lugar no interior da Câmara Municipal de Conchal e abordou não apenas o panorama atual dos direitos das pessoas com deficiência, mas também contou com a palestra "Construindo um Brasil Inclusivo," ministrada pelo Dr. César Babler. A presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Letícia Francoso, também esteve presente, enriquecendo o evento com sua expertise e visão sobre a inclusão, assim como membros do Conselho da Pessoa com Deficiência do município de Limeira.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto em creche de Conchal resulta em investigação, prisões e recuperação de bens

Cerca de 20 mil presos deixam penitenciárias de São Paulo na saída temporária nesta terça-feira

Caminhão roubado é encontrado em Conchal com cabine danificada e carga subtraída -- Essa é a segunda ocorrência neste mês em Conchal envolvendo cargas de combustível desviadas em outras cidades

Adolescente de 16 anos é apreendido por tráfico de drogas no bairro Parque Industrial em Conchal

Prefeito Junior Caleffi se reúne com vereadores e pede apoio financeiro do Legislativo para a construção do abrigo municipal -- Espaço oferecerá local próprio e adequado para o acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade em Conchal