Pular para o conteúdo principal

Conchal apresenta redução de 25% em estupros e 49% em roubos, mas casos de furtos e lesão corporal aumentam. Produtividade policial cresceu em 2023, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública

Com base nos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), podemos observar algumas tendências e mudanças em crimes e atividades policiais durante os primeiros “onze meses” dos anos de 2022 e 2023, em Conchal.

Comportamento dos Crimes Contra a Pessoa e o Patrimônio

Em um panorama de redução, o município apresentou:

Total de Estupros: Uma queda significativa de 25%, com o registro passando de 8 casos em 2022 para 6 em 2023. Em contrapartida, o estado de São Paulo viu um aumento de 16,6% nos casos de estupro, mostrando uma realidade distinta da vivenciada em Conchal.

Roubo: Outros: Uma diminuição notável de 49% foi registrada, com o número de roubos caindo de 51 em 2022 para 26 em 2023.

No entanto, nem todos os indicadores mostraram reduções:

Furto: Teve um crescimento de 16%, com 278 ocorrências em 2023, frente às 239 em 2022. Entenda a diferença entre roubo e furto no final dessa matéria de apresentação dos dados estatísticos.  

Lesão Corporal Dolosa: Os casos aumentaram em 26%, saltando de 89 registros em 2022 para 112 em 2023.

Desempenho Operacional da Polícia

A atuação policial em Conchal também apresentou movimentos:

Ocorrências de Tráfico de Entorpecentes: Houve um aumento de 15%, com 85 casos em 2023 comparados a 74 em 2022.

Apreensões de Armas de Fogo: Embora com uma pequena queda de 1 arma, a polícia ainda registrou 9 apreensões em 2023.

Prisões Efetuadas: Um incremento de 7% foi observado, com 139 prisões em 2023, contra 130 em 2022.

Veículos Recuperados: Mesmo com uma redução de 5%, o número ainda é expressivo, com 36 veículos recuperados em 2023.

Inquéritos Policiais Instaurados: Um crescimento de 6% foi observado, com 269 inquéritos em 2023, em comparação aos 253 de 2022.

As estatísticas de Conchal refletem um cenário complexo e multifacetado da segurança pública. Enquanto alguns indicadores, como estupro e roubo, mostram tendências positivas, outros, como furto e lesão corporal, demandam atenção. É evidente o esforço e a produtividade crescente das forças de segurança locais, com destaques para as prisões efetuadas e os inquéritos instaurados. A análise comparativa reitera a importância de políticas públicas eficazes e contínuo monitoramento para garantir a segurança e bem-estar da população de Conchal.

PERCEPÇÃO DE SEGURANÇA EM CONCHAL

A percepção de segurança, que reflete o quanto os cidadãos se sentem seguros, apresentou melhora em Conchal neste ano. Segundo a 5ª edição da pesquisa de satisfação realizada pelo Jornal F5, 53% dos entrevistados afirmaram sentir-se seguros na cidade, enquanto 28% consideram Conchal uma cidade muito violenta, e 19% preferiram não opinar sobre o assunto.

A pesquisa foi conduzida pelo F5 entre junho e setembro de 2023 e contou com a participação de 6.456 pessoas.

ROUBO E FURTO, ENTENDA A DIFEREÇA: 

Furto: Ocorre sem que haja qualquer tipo de violência ou ameaça direta à vítima. O agente age de forma dissimulada ou aproveita-se de uma oportunidade para subtrair o bem.

Roubo: É caracterizado pelo uso de violência ou grave ameaça contra a vítima. A vítima pode ser intimidada, agredida ou colocada em situação de risco para que o bem seja subtraído.

Circunstâncias:

Furto: Pode ocorrer em situações como quando alguém deixa sua bolsa desacompanhada em um local público e outra pessoa aproveita para levá-la.

Roubo: Um exemplo seria quando uma pessoa é abordada por um assaltante armado que exige a entrega de seu telefone celular.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Dos sonhos às estradas”: conchalense Decão segue rumo ao extremo norte e compartilha momentos da nova jornada; veja fotos

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Município de Conchal e FUNASA firmam parceria para reforçar o sistema de abastecimento de água

Homem com sintomas de intoxicação após beber água tem alta. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal de Garça, a população em geral deve evitar o consumo da água mineral da marca “Mineratta”, de lote 253.1, com fabricação em 10/09/2025

Homem morre em confronto com a Polícia Militar durante operação em Cordeirópolis -- ação foi realizada pelo 10º BAEP no Jardim Cordeiro; Polícia Civil investiga o caso