Pular para o conteúdo principal

Criminosos usam nome de comércio de Conchal para aplicar golpes na internet


O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a sociedade, mas também abriu portas para práticas criminosas que exploram a ingenuidade e confiança das pessoas. Em uma recente descoberta, criminosos estão usando o nome de um conhecido comércio de Conchal para aplicar golpes na internet.

O comerciante Leandro Diogo, responsável pelo estabelecimento “Kurahiti – Desmanche e Comercio de Auto Peças LTDA”, localizado na avenida Pref. Nelson Cunha, relatou ao F5 a triste surpresa de ter seu nome e imagem usados indevidamente. "Fui surpreendido por dezenas de pessoas de outras cidades que alegaram ter realizado compras em nossa loja virtual e, após efetuarem o pagamento, vieram em busca de seus produtos. Além disso, recebi diversas ligações sobre atrasos na entrega de peças que nunca vendi online", destacou Diogo. 


Ao tomar conhecimento dos fatos, Diogo procurou as autoridades e o caso já está sob investigação na delegacia de polícia civil de Conchal. A prática, infelizmente, não é isolada e mostra a necessidade de cautela ao realizar transações online.

Como Funciona o Golpe

A engenhosidade dos criminosos é assustadora. Utilizando-se de perfis falsos, muitos deles com o logotipo de empresas renomadas, como observado no Instagram, Facebook, sites e outros,  os golpistas fazem publicações de produtos atrativos como peças de carro, veículos, eletrodomésticos e móveis usados, todos com preços muito abaixo do mercado.

Após a visualização dos anúncios, muitas vítimas são atraídas e, na intenção de garantir a compra, acabam transferindo um valor como sinal para os fraudadores, principalmente via PIX. Uma vez que o pagamento é confirmado, a vítima perde qualquer contato com o criminoso, ficando no prejuízo.

Dicas de Segurança para Evitar Golpes

* Desconfie de Ofertas Irrecusáveis: Preços muito abaixo do mercado, especialmente em produtos de alto valor, são um sinal de alerta.

* Verifique a Autenticidade: Sempre que encontrar um anúncio suspeito, tente entrar em contato com a empresa ou pessoa por outros meios de comunicação para confirmar a veracidade do anúncio.

* Confirme as Informações de Transferência: Ao realizar pagamentos via PIX, verifique cuidadosamente o nome da chave PIX. Se for diferente do anunciante, pode ser um indício de golpe.

* Não Realize Pagamentos Adiantados: Evite transferências ou depósitos adiantados para garantir a reserva de produtos ou serviços sem ter certeza absoluta da reputação do vendedor.

* Mantenha Softwares Atualizados: Manter seu sistema operacional e aplicativos sempre atualizados pode ajudar a evitar vulnerabilidades que possam ser exploradas por criminosos.

Conchalenses e todos os internautas devem estar alertas e sempre buscar informações adicionais antes de realizar qualquer transação online. A prevenção é a melhor arma contra golpes virtuais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros