Pular para o conteúdo principal

Reeducandos do sistema prisional de SP conquistam prêmio em projeto de Biotecnologia


Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) conquistaram o terceiro lugar na XI Mostra Científica promovida pela Diretoria Regional de Ensino – Sul, em conjunto com a direção da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros e a professora de biologia da Escola Estadual “Leda Guimarães Natal”. A ação contou com o apoio da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Para o diretor geral da penitenciária, Cristian Júnior Zago da Silva, o projeto de biotecnologia proporcionou muito mais que o conhecimento didático ao custodiado Rafael Barbosa da Cruz, representando todas as pessoas privadas de liberdade. A ação trouxe reconhecimento público pelo seu engajamento na proposta ofertada. Com base nisso, o dirigente salientou que a ressocialização se alicerça no trabalho e na educação. “A mudança é uma porta que se abre por dentro”, frisou.

Detalhes da ação

O projeto de Biotecnologia foi um experimento realizado pelos alunos do Ensino Médio da escola vinculadora da Penitenciária de Parelheiros durante os anos de 2022 e 2023. Sob a orientação da professora de biologia, Cleide Maria de Oliveira Nogueira, a ação esteve voltada à agricultura.


A professora explica que durante as aulas teóricas de biologia foi reservado um tempo para os alunos praticarem o experimento. O projeto de Biotecnologia teve foco na criação de uma nova espécie de pimenta, resultante do cruzamento das espécies Dedo de Moça, Malagueta e Biquinho, essas últimas em floração.

Segundo Cleide, esse processo é chamado de polinização cruzada. O objetivo da ação com os alunos enfatizou os avanços das técnicas agrícolas e as possibilidades de melhoramento de plantio, cruzamentos e produção de híbridos como produto final.

Conquista

A cerimônia de premiação foi feita em 20 de outubro na sede da Diretoria Regional de Ensino – Sul e no dia 31 a equipe de docentes da escola vinculadora esteve na unidade prisional para fazer a entrega da premiação de participação na XI Mostra Científica aos reclusos participantes que, por cumprirem regime fechado, não estiveram presentes no evento externo.

Para o diretor da unidade escolar que atende a penitenciária, Walter Neves, levar o trabalho dos alunos além dos portões da unidade prisional foi algo desafiador. Segundo ele, o trabalho feito pela Escola “Leda Guimarães Natal” em conjunto com a penitenciária foi pioneiro dentro do Estado de São Paulo. “Estar na Mostra Científica com o trabalho dos alunos do sistema prisional foi um divisor de águas e é prova que qualquer mudança, para ser efetiva, passa pela educação”, destacou o dirigente escolar.

Igual sentimento tem a professora de biologia. Para Cleide, ver os trabalhos dos reclusos sendo premiado com o terceiro lugar dentro da Mostra é algo incomum porque foi a primeira vez que uma equipe de aluno do ensino direcionado às unidades prisionais do Estado tiveram a chance de participar. “Essa é a prova de que a educação tem o potencial transformador e ressocializador”, garantiu a professora.

Na opinião do reeducando Rafael, participar do experimento trouxe conhecimento na área de Biotecnologia, além da técnica de polinização cruzada. Segundo ele, o acesso à educação deu condições de gerar um fruto com características de duas espécies, algo novo para o aluno.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...