Pular para o conteúdo principal

‘O esporte me salvou’, diz atleta de programa de SP que sonha com vaga em Paris - Multicampeã no salto triplo, ela é candidata a uma vaga na delegação brasileira que vai para as Olimpíadas

Para Gabriele Sousa, atleta do salto triplo, cada competição é uma vitória, independentemente de seu resultado. Atleta beneficiada pelo Programa Talento Esportivo, ela é mais um exemplo de que o esporte salva vidas.
Nascida em uma comunidade na zona oeste do Rio de Janeiro, Gabriele estava exposta a todo tipo de vulnerabilidade. Foi na escola em que estudava que ela conheceu o salto triplo. A convite do seu professor de Educação Física, Gabriele aproveitava o horário livre após as aulas para treinar.
“Meus pais adoraram a ideia de eu praticar atletismo. Era a chance de uma garota da periferia, exposta ao crime e às drogas, mudar de vida. O esporte me salvou de várias estatísticas: da marginalidade, da carência de educação. Foi graças a ele que consegui uma bolsa na faculdade, que viajei para países que eu jamais teria condições financeiras de conhecer”, diz Gabriele.
Quando completou 16 anos, a atleta tomou a difícil decisão de sair de casa. Em busca de uma melhor estrutura de treino e de mais oportunidades em grandes competições, viajou para São Paulo.
“Eu já estava competindo a nível nacional, mas precisava sair de onde estava, precisava progredir. Meus pais tinham muito medo, mas entenderam. Entrei em contato com um treinador de São Paulo e me mudei para Presidente Prudente. Ali, começou minha vida no alto rendimento”, explica a triplista.
Nessa longa caminhada, Gabriele também encontrou o casal de treinadores Nélio e Tânia Moura, ícones do atletismo brasileiro e que treinam no Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo, equipamento que conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo. Nélio e Tânia viabilizaram a inscrição da atleta no Programa Talento Esportivo, iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência.
“Foram Nélio e Tânia que me encaminharam para o Programa Talento Esportivo. A partir do momento em que virei bolsista, minha carreira alavancou de vez”, conta ela.
Hoje, aos 29 anos, é difícil apontar o que Gabriele não ganhou ou disputou na carreira. O currículo dela é de respeito: campeã brasileira (mais de dez títulos, contando categorias de base e adulto), sul-americana, pan-americana e ainda disputou três Mundiais. Falta só uma participação em Jogos Olímpicos, algo que ela espera conseguir ainda este ano. “Pela minha pontuação, hoje eu teria vaga nas Olimpíadas de Paris.”
Mulheres no Programa Talento Esportivo
Dos 563 atletas ativos do Programa, 252 são mulheres, ou 44% deste montante. Homens são 311, o que corresponde a 55% do total. As inscrições para novos bolsistas para o Programa se encerraram no início deste mês. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, Ramais 1160 e 1204.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...