Pular para o conteúdo principal

PL das saidinhas cria saia justa para Lula - Petista sinalizou a aliados que gostaria de barrar a medida, mas isso poderia afetar a eleição de adversários em ano eleitoral

A aprovação nesta quarta-feira, 20, do PL das saidinhas em votação simbólica pela Câmara gerou uma bela “saia justa” tanto para Lula quanto para seus aliados no Congresso Nacional.

Segundo o que apurou O Antagonista, o petista foi aconselhado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a barrar a medida. Entretanto, pesquisas internas feitas pelo Palácio do Planalto apontam o PL das saidinhas como extremamente popular.

Lula até concorda com o veto conforme apurou O Antagonista. Um possível veto, inclusive, é endossado por integrantes do núcleo duro do governo como Alexandre Padilha (ministro de Relações Institucionais) e a primeira-dama, Janja. Entretanto, o presidente sabe que barrar o PL das saidinhas pode ter impactos eleitorais tanto para os petistas candidatos quanto para aliados do governo federal.

Pragmatismo

Por essa razão, a tendência é que Lula sancione de forma integral o texto que foi aprovado pela Câmara e pelo Senado. Neste caso, o pragmatismo político deve se sobrepor às questões ideológicas de Lula e seus principais aliados.

Ontem, até mesmo o PSOL, que sempre foi radicalmente contra o PL das saidinhas, teve que se explicar. Em nota oficial, o partido disse que foi a favor do texto aprovado nesta quarta pois o substitutivo que saiu do Senado era menos radical que o originalmente apreciado pelos deputados em 2022.

“Somos contrários a falas sensacionalistas sem base legal e utilizadas para causar medo à população a respeito do uso deste instrumento de reintegração social”, disse a bancada do PSOL por meio de nota oficial.

Até sete dias

“Se fosse derrubado o texto do Senado, voltava a redação da Câmara, que extinguia as saídas temporárias como um todo. Diante disto, votamos favoráveis ao texto do Senado para garantir que continue a existir em lei a possibilidade de saída destinadas à ressocialização dos presidiários”, acrescentaram os deputados do PSOL.

E m votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 20, o PL das saidinhas.

Atualmente, a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84) permite a saída temporária por até sete dias em quatro vezes durante o ano para visita à família ou participação em atividades que ajudem no retorno ao convívio social. Se for para cursar supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior, o prazo será o necessário para cumprir as atividades escolares.

Pelo proposta, a saidinha de presos será concedida apenas no caso de frequência em curso profissionalizante, ensino médio ou superior. No entanto, esse tipo de saída não poderá beneficiar condenados por crime hediondo ou crime praticado com violência ou grave ameaça à pessoa.

A proposta tramitava no Congresso há 14 anos e foi originalmente aprovada pela Câmara em 2022. No Senado, ela sofreu modificações e nesta quarta-feira voltou ao crivo dos deputados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...