Pular para o conteúdo principal

Projeto proíbe o uso das palavras leite e carne em produtos de origem vegetal - Segundo o autor da proposta, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), os alimentos à base de plantas são frequentemente rotulados de forma que podem induzir o consumidor ao erro

No fim de fevereiro, a França publicou um decreto proibindo o uso de termos como “presunto”, “carne”, “filé” e “entrecôte” para nomear produtos de origem vegetal.
A medida foi demandada pelo setor da carne para evitar confusão entre os consumidores.
A exceção é para produtos de origem animal que possam conter proteínas vegetais, desde que respeitada uma porcentagem máxima de matéria vegetal.

O decreto entra em vigor daqui três meses, com um ano de transição para a liquidação de estoques, e prevê multas de até 15 mil euros para quem descumprir a regulamentação.
O assunto também é debatido em outros países da União Europeia.
Nos Estados Unidos, alguns estados restringem o uso de termos como “hambúrguer” e “salsicha” para produtos de origem animal.

Brasil
No Brasil, um projeto de lei (508/2022) em tramitação no Congresso Nacional propõe que alimentos à base de plantas não sejam denominados como carne, leite, ovos, peixe, mel ou qualquer outro produto de origem animal.
Segundo o autor da proposta, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), os alimentos à base de plantas, também conhecidos como “plant-based”, são frequentemente rotulados de forma que podem induzir o consumidor ao erro.
“Temos o leite e a carne de soja, leite de amêndoas, queijo vegetal, carne vegetal, iogurte vegano ou o ovo de planta. É preciso ficar claro que os ingredientes utilizados na fabricação deles não vieram do boi, da vaca ou da galinha. Isso pode soar como uma obviedade, no entanto pode gerar confusão no momento da compra”, diz.
O deputado afirma que a indústria está avançando na criação de produtos vegetais com sabor e textura cada vez mais semelhantes aos de origem animal. Ele reconhece a importância da inovação e da oferta de alternativas para quem busca reduzir o consumo de proteínas animais, mas ressalta a necessidade de clareza na rotulagem.
“É extremamente salutar a oferta de alimentos alternativos, mas me preocupa a forma como eles estão sendo rotulados”, afirma o deputado. “Não há clareza para o consumidor de que sejam produtos de natureza essencialmente distinta dos produtos de origem animal que pretendem imitar”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros