Pular para o conteúdo principal

Ex-atleta cria projeto de corridas de rua com apoio de Lei de Incentivo ao Esporte - Marilson Gomes dos Santos tirou do papel sonho de criar projeto social e assim nasceu a Associação Projeto Esporte e Vida

Um ouro nos Jogos Pan-Americanos, um tricampeonato na Corrida de São Silvestre, um bicampeonato na Maratona de Nova York e um quinto lugar na maratona dos Jogos Olímpicos de Londres. Conquistas que colocam Marilson Gomes dos Santos como um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. Mas um de seus maiores feitos não é uma medalha em competição.

Em 2022, o ex-atleta tirou do papel o sonho de criar um projeto social e assim nasceu a Associação Projeto Esporte e Vida e o projeto Circuito Mundo Verde, que promove corrida e caminhada de rua de 5 km.

“A corrida mudou minha vida e eu sempre quis mudar a vida de outras pessoas por meio do esporte, da atividade física. O Circuito Mundo Verde existe para democratizar a corrida de rua, levá-la de forma gratuita e sem restrição de idade. Meu projeto era ter um evento que fosse acessível e sem custos para de inscrição, e hoje eu consigo fazer isso”, diz Marilson.

O programa já passou por duas cidades desde que foi implantado, primeiro em Bauru, em dezembro de 2023, e na sequência Diadema, em março deste ano. A média de público nessas duas etapas foi de 1.700 pessoas. A terceira e última etapa de 2024 está prevista para setembro, em São Bernardo do Campo.

A corrida de rua sempre fez parte da vida de Marilson. Ele pegou gosto pelo esporte correndo pelas ruas de Ceilândia, em Brasília, onde nasceu.

O que era apenas um passatempo virou coisa séria na adolescência, quando se mudou para o Sesi de São Caetano do Sul e passou a competir nas provas de pista. “A corrida não me ajudou só a me transformar em atleta, ela ajudou também a me socializar. Hoje as pessoas estão muito reclusas, presas às telas, e o esporte tem esse poder de abrir mais a mente”, conta ele.

Para fazer o projeto andar, Marilson conta com o aporte da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, que custeia boa parte da estrutura do circuito. “Seria impossível realizar qualquer etapa sem os recursos da Lei. Toda a parte estrutural é bancada por esse dinheiro. E é com ele que a gente quer seguir adiante, levar o Circuito Mundo Verde para mais cidades.”

Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Regulamentada pelo decreto 55.636 de 26/03/2010, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo contempla projetos vinculados às áreas educacional, formação desportiva, rendimento, sociodesportivo, participativa, gestão e desenvolvimento e infraestrutura. Ela possibilita à iniciativa privada o apoio a projetos esportivos elaborados por entidades privadas sem fins lucrativos de natureza esportiva ou por Prefeituras no Estado de São Paulo.

Para mais informações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de São Paulo, acesse lpie.sp.gov.br.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for