Pular para o conteúdo principal

Rio Grande do Sul: nove pacientes morrem em UTI após alagamento, diz prefeito



O prefeito de Canoas, uma das cidades atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul, Jairo Jorge (PSD), divulgou no sábado um vídeo em que diz que a inundação da UTI do Hospital de Pronto Socorro do município levou à morte de nove pacientes. Segundo o prefeito, a entrada de água na unidade causou falta de energia, o que desligou os equipamentos.

— A água entrou, teve um colapso na UTI por problema de energia. Tentamos manter os pacientes, mas não conseguimos e, por isso, morreram nove — afirmou o prefeito em uma conversa por telefone celular com o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, que divulgou em suas redes sociais.

Pimenta chegou no sábado ao estado, onde no domingo deve aterrisar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para uma segunda visita em menos de uma semana.

Segundo a prefeitura de Canoas, o hospital foi esvaziado pela manhã e os pacientes transferidos. A recomendação é de que a população busquem o Gracinha, unidade universitária, que funciona no município, em caso de necessidade por atendimento médico.


Na manhã deste sábado, o governador, Eduardo Leite (PSDB), detalhou a situação de Canoas e citou que os alagamentos haviam afetados os geradores do hospital:

— Estamos firmes com todo o esforço para atender as comunidades. É muita água que está vindo. Busquem ficar em segurança. É algo histórico. Um momento triste e dramático que a gente está vivenciando — disse o governador.

No Rio Grande do Sul, Canoas é a terceira cidade mais populosa, com 357,7 mil habitantes, atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul.

Até o último balanço da Defesa Civil, divulgado às 18h deste sábado, 55 mortes haviam sido confirmadas. As chuvas já afetam 317 dos 497 municípios.

*O Globo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...