Pular para o conteúdo principal

Rio Grande do Sul: nove pacientes morrem em UTI após alagamento, diz prefeito



O prefeito de Canoas, uma das cidades atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul, Jairo Jorge (PSD), divulgou no sábado um vídeo em que diz que a inundação da UTI do Hospital de Pronto Socorro do município levou à morte de nove pacientes. Segundo o prefeito, a entrada de água na unidade causou falta de energia, o que desligou os equipamentos.

— A água entrou, teve um colapso na UTI por problema de energia. Tentamos manter os pacientes, mas não conseguimos e, por isso, morreram nove — afirmou o prefeito em uma conversa por telefone celular com o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, que divulgou em suas redes sociais.

Pimenta chegou no sábado ao estado, onde no domingo deve aterrisar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para uma segunda visita em menos de uma semana.

Segundo a prefeitura de Canoas, o hospital foi esvaziado pela manhã e os pacientes transferidos. A recomendação é de que a população busquem o Gracinha, unidade universitária, que funciona no município, em caso de necessidade por atendimento médico.


Na manhã deste sábado, o governador, Eduardo Leite (PSDB), detalhou a situação de Canoas e citou que os alagamentos haviam afetados os geradores do hospital:

— Estamos firmes com todo o esforço para atender as comunidades. É muita água que está vindo. Busquem ficar em segurança. É algo histórico. Um momento triste e dramático que a gente está vivenciando — disse o governador.

No Rio Grande do Sul, Canoas é a terceira cidade mais populosa, com 357,7 mil habitantes, atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul.

Até o último balanço da Defesa Civil, divulgado às 18h deste sábado, 55 mortes haviam sido confirmadas. As chuvas já afetam 317 dos 497 municípios.

*O Globo



Comentários

Mais lidas

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Homem é preso em flagrante após assalto a supermercado em Conchal

Crise das Casas Bahia pode ampliar pressão sobre fabricantes de móveis e gerar reflexos na produção e nos empregos

“CALMA”: Mogi Mirim adota sinalização educativa após série de acidentes na Rodovia Nagib Chaib

Prefeito de Conchal assina ordem de serviço para construção de novo Abrigo Municipal para acolher até 20 crianças e adolescentes