Pular para o conteúdo principal

Bibliotecas de SP têm até 30 de junho para atualizar cadastro no Estado

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, estendeu o prazo de atualização cadastral das bibliotecas e salas de leitura no Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo (SisEB) até o dia 30 de junho. Os dados coletados alimentam a formulação de políticas públicas eficazes. Com informações precisas, o programa direciona recursos e ações de acordo com as necessidades das instituições.

O preenchimento e envio completo do questionário são critérios de seleção para todas as ações do sistema. O responsável pela biblioteca/sala de leitura poderá solicitar um kit de livros, com 150 exemplares, semestralmente, através da loja virtual. Será possível, ainda, participar de todas as ações e dos editais. Os dados coletados também são replicados para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Com as informações apuradas, o SisEB desenvolve ações como as capacitações para os profissionais, circulação de escritores e grupos artísticos, desenvolvimento de acervo, trocas de experiências e estudos aprofundados do campo no Seminário Internacional de Biblioteca Viva – um dos mais importantes eventos da área em toda a América Latina e uma das principais iniciativas do Governo do Estado de São Paulo para inspirar, fortalecer e transformar as bibliotecas de acesso público existentes no território paulista em equipamentos culturais de referência, abertos a toda a comunidade.

Todas as bibliotecas de acesso público (públicas, comunitárias, equipamentos vinculados ao Estado, universitária, escolar, sala de leitura, especializadas, de museus e centros de referência) paulistas são integrantes do SisEB. Desde 2014, mais de 900 bibliotecas e salas de leitura de acesso público foram cadastradas. Desde 2019, o SisEB mantém a Plataforma Bibliotecas Paulistas, uma base de dados on-line para a atualização anual das informações dos equipamentos integrantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no bairro Esperança III, em Conchal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Homem de 29 anos é preso por tráfico de drogas no Parque Industrial, em Conchal

Carnaval 2026 em Conchal terá quatro dias de atrações na Praça 9 de Abril

Carnaval 2026 reúne caravanistas em Martinho Prado e fortalece turismo sobre rodas em Mogi Guaçu