Pular para o conteúdo principal

Coral da PM leva música a hospitais de SP: ‘tratamento musical, gratidão em melodia’

A recepção do Hospital Geral do Grajaú, na zona sul de São Paulo, virou um palco improvisado na tarde da última quinta-feira (13). Pacientes e profissionais da saúde tiveram a oportunidade de acompanhar uma apresentação musical do coral da Polícia Militar. A ação social, já realizada pela corporação em todo o estado, agora foi idealizada em forma de projeto sob o título “Tratamento musical – Gratidão em melodia”.

O “show” é um momento de alegria e descontração promovido pelos policiais aos pacientes que estão passando por tratamento. Além disso, o trabalho é uma forma de agradecimento aos profissionais da saúde que atendem a população.

“A resposta que recebemos do público é impactante. A gente percebe que enquanto estamos cantando o ânimo dos pacientes já melhora. Tem gente que até dança”, disse o sargento Elder Lorena, segundo maestro do coro masculino da PM. O policial foi o responsável por comandar a apresentação dos militares no hospital.

“Temos um repertório bem eclético e as mensagens de cada música são escolhidas a dedo para se adaptar ao arranjo”, explicou Lorena. “Tem canções que a pessoa se emociona e vem falar que aquela música marcou a vida dela, então a gente cria essa conexão também. Saio com uma energia muito forte.”

O sargento faz parte do corpo musical central da PM há quatro anos. Já participou de outras bandas regimentais como a do Comando de Policiamento do Interior 1 (São José dos Campos), que atende todo o Vale do Paraíba, e do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 8 (Osasco), responsável pela região oeste da capital.

O coro musical é um pequeno grupo que faz parte da orquestra sinfônica da PM e é composto por 14 militares. As apresentações, que contam com o acompanhamento de um piano, são realizadas também em asilos, cerimoniais e eventos civis. Dentro da orquestra também são extraídas sessões de banda, que viram grupos de jazz, camerata (violino, violoncelo e viola clássica) e trios de choro e cordas.

Durante a apresentação realizada no hospital do Grajaú, a enfermeira Roseli Gonzaga era uma das mais animadas. Há 23 anos no hospital, ela contou que “diariamente recebe no hospital pessoas que são socorridas pela PM”, mas que a ida do coral até o centro médico mostra o policial por trás de uma farda. “São todos seres humanos. Pais, filhos, irmãos. E o que eles fizeram aqui foi trazer uma mensagem de amor, de carinho, de esperança em um ambiente hospitalar que é tão carregado”, disse.

Foi a primeira vez que o coro da PM se apresentou no local. Gabriela Costa, analista de ouvidoria do setor de humanização do hospital, aprovou o show. “Os elogios da ouvidoria devem aumentar. Já vou chamá-los mês que vem de novo”, brincou.

“A música tem um poder terapêutico que acalma, ajuda e alivia o estresse”, afirmou o sargento Itamar Bonifácio, que participou do coral. O ensaio e a preparação do grupo antes de qualquer evento duram cerca de uma hora e meia.

O coral é ofertado pela própria Polícia Militar, mas os hospitais também podem solicitar a apresentação através do e-mail cmusbmus@policiamilitar.sp.gov.br. Desde o início de 2023 até junho deste ano, foram realizadas mais de 100 apresentações do coro da PM em todo o estado de São Paulo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...